Sincofarma SP

Como devemos armazenar as Insulinas?

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2022-01-20 17:30:58

 

O Professor Dr. Gustavo Alves dá algumas indicações visto que, milhões de brasileiros que utilizam este medicamentos cometem erros, inviabilizando o uso, podendo até alterar e reduzir os efeitos terapêuticos esperados.

 

Foi exatamente em 1921, há pouco mais de 100 anos, que um dos acontecimentos mais revolucionários do século XX ocorreu, a descoberta da Insulina.

Para se ter uma ideia do tamanho e dimensão deste feito, basta dizer que “ser diabético” antes da descoberta da Insulina significava praticamente uma sentença de morte. Antes do surgimento da Insulina as pessoas com diabetes eram tratadas com uma dieta tão rigorosa, que por si só, já poderia significar um enorme risco de morte.

Mas graças ao cirurgião canadense Frederick Banting e ao então estudante de medicina, Charles Best, tudo isto mudou.

No final de 1923 alguns laboratórios já começaram a produzir Insulina na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, somente a partir de 1978 é que a produção começou, mesmo assim foi um grande marco, pois era uma empresa brasileira, a BIOBRÁS.

Mas quando falamos de insulina, falamos em um produto de origem biológica, ou obtida a partir de RNA recombinante, por isso, requer cuidados muito especiais quanto ao seu armazenamento e manuseio.

São milhões de brasileiros que utilizam este medicamento e infelizmente muitos erros são cometidos, inviabilizando o uso, podendo até alterar, reduzir os efeitos terapêuticos esperados. Seguem aqui algumas importantes informações sobre o armazenamento e uso da Insulinas:

 

  • Os frascos lacrados (fechados) de Insulina devem ser sempre guardados entre 2º e 8º C (dentro da geladeira).
  • Se tiver de armazenar na geladeira, nunca guarde na porta da geladeira, utilize sempre as prateleiras mais baixas da geladeira (a gaveta dos legumes é um bom lugar!)
  • Não guarde a Insulina dentro de caixas de isopor dentro da geladeira. Estar dentro da geladeira é o suficiente!
  • Evite que o frasco de Insulina encoste na parede da geladeira.
  • Dica: armazene a Insulina dentro de algum pote, evitando que em caso de queda, o vidro se quebre.
  • Não guarde jamais dentro do freezer ou congelador (abaixo de 2ºC a Insulina congela e perde seus efeitos).
  • Após aberto, o frasco de Insulina ou a Caneta pode ser armazenada fora da geladeira (embora não seja o ideal) desde que em local onde a temperatura não seja superior a 30ºC, longe da luz solar, longe de micro-ondas, fogão e locais que sejam fontes de calor.
  • Não guarde a Insulina dentro do carro fechado.
  • Se for viajar, leve na sua bolsa ou mochila, não coloque na bagagem, pois esta pode ser armazenada em locais com alta concentração de calor.
  • Se você mora em regiões mais quentes, prefira sempre a geladeira.
  • Toda vez que for utilizar, tire a Insulina da geladeira 15 ou 20 minutos antes, a fim de evitar dor e/ou irritação no local da aplicação.
  • Após a abertura do frasco, usar até 1 mês, após este período não é recomendável (sempre que abrir o frasco, anote no frasco ou faça um controle das datas).
  • Canetas recarregáveis não devem ser guardadas na geladeira, mas canetas descartáveis e os refis de Insulina podem ser guardados dentro ou fora da geladeira, seguindo a mesma regra para os refis após serem abertos, validade de 1 mês.
  • Atenção para os sinais de que a Insulina NÃO está em condições de uso: verificar se há mudanças de cor ou a formação de grânulos dentro do frasco.
  • Se for Insulina NPH tem aspecto leitoso, antes de usar, homogeneizar, girando levemente o frasco.
  • Se for Regular e Glargina, são transparentes, não precisa girar o frasco.

 

Na dúvida sobre armazenamento e uso de Insulina, vá até a Farmácia mais próxima e procure o farmacêutico, ele certamente irá ajudar você.

 

Gustavo Alves Andrade dos Santos

Farmacêutico, Doutor em Biotecnologia

Professor da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic

Coordenador do grupo de Cuidado farmacêutico ao Idoso do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

Twitter: @gustavofarmacia

Instagram: @gusfarma   Email: gusfarma@hotmail.com