Sincofarma SP

Multifarma quer abrir 150 PDVs e inicia profissionalização

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2022-02-11 17:44:41

 

Em junho do ano passado, o Grupo Multifarma perdeu seu líder Ramirez Soares Ramos, vítima da Covid-19 com apenas 55 anos. Mas os planos de crescimento da rede preservam o legado de um dos nomes mais emblemáticos do varejo farmacêutico associativista. Além de dar início a um ciclo de profissionalização, a empresa prevê um ritmo intenso de inaugurações, com cerca de 150 novos PDVs até o fim de 2022.

Afiliado à Abrafad, o grupo mantém 208 lojas distribuídas por 16 estados e só não atua na Região Sul. A projeção é encerrar o ano com mais de 350 unidades e ampliar o faturamento em 14%. Grande parte da expansão se dará em suas principais bases de atuação, São Paulo e Minas Gerais, que concentram mais de 85% das unidades da rede associativista.

A profissionalização é outra prioridade. O filho de Ramirez, Tiago Ramos, está conduzindo esse processo e atuando como um consultor. “Vamos conservar a marca registrada da Multifarma, priorizando o atendimento humanizado, o pós-venda e a fidelização como fatores que transformam a jornada de compra do consumidor”, ressalta.

Uma das âncoras da rede é a linha de marca própria na área de nutracêuticos, composta pelos polivitamínicos VitaMulti AZ e VitaMulti Mulher. Para este ano, a Multifarma está investindo em uma nova embalagem e layout dos produtos, além de planejar o lançamento de mais duas apresentações. “A marca própria é uma ferramenta tão estratégica para os negócios da farmácia exatamente por ser um produto que não tem concorrência. Os gestores precisam valorizar esse tipo de investimento, que traz um claro diferencial competitivo”, avalia.

Outro projeto no radar é a extensão dos serviços farmacêuticos, hoje disponíveis em São Paulo e Minas Gerais. Uma parceria com a plataforma Clinicarx, que teve início em junho de 2020, respalda essa intenção e viabilizou a implementação de exames para aferição de pressão arterial e glicemia, além de testes rápidos da Covid-19.

A pandemia, aliás, acabou sendo um estímulo para o crescimento do grupo. Apenas dois meses depois da deflagração da Covid-19 no Brasil, a rede fincou bandeira nas regiões Norte e Nordeste. Terminou 2020 com crescimento de 70% no número de unidades. O falecimento de Ramirez suspendeu temporariamente os planos, mas volta a ganhar força.

MULTIFARMA

Estados: AM, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, RO, SP e TO

Lojas: 208

Colaboradores: cerca de 1.200