Sincofarma SP

Sincofarma realiza curso das 7 competências e habilidades necessárias do Farmacêutico

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2022-02-16 17:53:14

 

Os itens serão tratados por Dr. Priscila Espozito que aborda o que é o atendimento de qualidade, conforme publicação em um manual organizado pela Federação Internacional Farmacêutica e a Organização Mundial da Saúde.

 

O Sincofarma conversou com a ministrante do curso “Farmacêutico 7 Estrelas”  para informar aqui o que os participantes poderão encontrar na oportunidade, que acontecerá no próximo dia 26 de fevereiro, a partir das 10 da manhã, online. O curso fornece conhecimento e ferramentas para o desenvolvimento das competências necessárias no exercício da profissão farmacêutica, com excelência e as novas atribuições clínicas exigidas do perfil profissional.

Dra. Priscila Espozito é Farmacêutica Bioquímica, com especialização em Farmacologia Clínica pelo IPH e em Farmácia Magistral pelo Instituto Racine. Ministra cursos livres em diversas áreas da farmácia, também no Sincofarma, como Atenção Farmacêutica, Cosmetologia e Fiitoterapia.
Atua na área magistral desde 2002 como responsável técnica em estabelecimentos, com ênfase no atendimento clínico aos pacientes na farmácia, em áreas como homeopatia, nutracêuticos e fitoterapia.

A profissional estará sábado, dia 26, ao vivo através da sala do zoom,  exclusivamente para os inscritos no curso através do site do Sincofarma e que terão direito ao certificado chancelado pela UMC – Universidade de Mogi das Cruzes. E, para quem desejar apenas assistir pelo canal do YouTube, sem direito ao certificado, poderá fazê-lo.

Priscila respondeu às questões para esclarecer um pouco sobre o que o professional poderá ver neste curso:

 

Sincofarma: O profissional farmacêutico está com novas atribuições e exigência para o mercado e atendimento?

Priscila O avanço constante das profissões e do mercado de trabalho, seja por novos conhecimentos e tecnologias ou necessidades dos clientes – internos e externos – exige do profissional novos posicionamentos ou o aperfeiçoamento de habilidades já desenvolvidas.

 

S: Quais as funções de um prestador de serviço farmacêutico?

Pr: A área da Farmácia disponibiliza para o farmacêutico muitas opções de atuação, e cada uma dessas áreas exige atribuições específicas para a realização do serviço desenvolvido pelo farmacêutico, porém, as competências necessárias para a execução com excelência dessas atribuições podem ser resumidas nas 7 estrelas que estaremos tratando. Para cada atividade, pode-se evidenciar proporcionalidades diferenciadas.

 

S: Qual a importância de se trabalhar em equipe dentro de uma farmácia?

Pr: A área da saúde é composta por diversas profissões que, dentro do conceito da multidisciplinaridade, trabalham juntas para a construção e manutenção da saúde do paciente. Na farmácia não é e nem pode ser diferente. Todas as funções devem trabalhar visando o propósito da organização, e, por se tratar de um estabelecimento de saúde, essa deve estar inserida na missão da empresa.

 

S: O que é um farmacêutico comunicador?

Pr: O profissional farmacêutico lida com pessoas, pode ser  o paciente, cliente interno ou externo, mas sempre irá trabalhar com conceitos prévios que serão transformados em condutas e esse processo envolve pessoas, por esse motivo a comunicação deve ser uma competência presente.

 

S: Qual a diferença de um Líder e Gerente?

Pr: De uma forma bem simples, um líder não necessariamente possui um cargo de gerente, mas serve de exemplo de comportamento para os demais, direciona condutas. O gerente está mais envolvido com acompanhamento diário de atividades e necessidades de correção de processos.

 

S: Outras atribuições, como Pesquisador e Educador estão nas competências do Farmacêutico. Pode falar sobre?

Pr: Como dito anteriormente, o farmacêutico precisa estar em constante comunicação com pessoas e em determinados momentos ele precisa “formar o conceito”, educar o outro, e, para tal atividade, é necessário um constante aperfeiçoamento das informações e conhecimentos.

 

Educar e Pesquisar não é algo exclusivo da Acadêmia, e sim ações constantes no desempenho do “ser farmacêutico”

 

De maneira teórica e prática, o curso fornece conhecimento e ferramentas para o desenvolvimento das competências necessárias no exercício da profissão farmacêutica com excelência e as novas atribuições clínicas exigidas do perfil profissional.
As 7 competências e habilidades necessárias para oferecer um atendimento de qualidade, foram publicadas em um manual organizado pela Federação Internacional Farmacêutica e a Organização Mundial da Saúde. Serão tratados os itens neste curso.

 

O público alvo é farmacêutico de todas as áreas e estudante. O horário será das 10h às 14h. Dia 26, sábado, através dos #CursoSincofarma