Sincofarma SP

Autotestes de Covid-19 devem chegar às farmácias brasileiras nesta semana

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2022-03-02 12:58:36

 

A previsão é de que o produto custe em torno de R$ 69,90.

 

Imagem: Reprodução/Pixabay

 

Os primeiros autotestes da covid-19 devem chegar para o consumidor brasileiro ainda nesta semana, segundo levantamento feito com redes de farmácia. Os testes caseiros de antígeno apontam para a presença (ou não) do coronavírus SARS-CoV-2 em cerca de 15 minutos. No momento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou 4 exames do tipo.

A rede Raia Drogasil deve disponibilizar, em todas suas farmácias, o autoteste da covid-19 até esta sexta-feira (4), segundo apuração da Folha de S. Paulo. Nas unidades, estará disponível o teste Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da CPMH Produtos Hospitalares.

Quanto vai custar o teste caseiro da covid?

Agora, o Grupo DPSP — responsável pelas redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo — anunciou ter providenciado meio milhão de autotestes da covid-19, desenvolvidos pela empresa Eco Diagnóstica e pela CPMH Produtos Hospitalares.

Inicialmente, os kits do Grupo DPSP deverão chegar nas unidades das capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em seguida, serão disponibilizados nas outras farmácias da rede. Nos estabelecimentos, o valor estimado é de R$ 69,90.

Autotestes aprovados pela Anvisa

A seguir, confira a lista completa de autotestes da covid-19 com swab nasal já aprovados pela Anvisa:

  •  SGTi-flex COVID-19 Ag – AUTOTESTE: produzido e distribuído pela empresa Kovalent do Brasil Ltda;
  •  Novel Coronavirus (Covid-19) Autoteste Antígeno: produzido pela empresa chinesa Bioscience (Tianjin) Diagnostic Technology e distribuído pela brasileira CPMH Produtos Hospitalares;
  •  Autoteste COVID Ag Detect: produzido e distribuído pela empresa brasileira Eco Diagnostica Ltda.

Até o momento, apenas um tipo de teste caseiro poderá ser feito a partir de uma amostra da saliva do paciente. Confira:

  •  Autoteste COVID Ag Oral Detect: produzido e distribuído pela empresa brasileira Eco Diagnostica Ltda.

Nos próximos dias, a tendência é que a Anvisa autorize o registro de novos autotestes da covid-19 conforme analisa a documentação enviada por cada empresa interessada em comercializar este tipo de produto.

Os testes são avaliados quanto à segurança, o desempenho e o atendimento aos requisitos legais exigidos pela agência. Além disso, um critério fundamental é a usabilidade, o que inclui “as orientações de uso e as instruções em linguagem simples que permita a pessoa leiga fazer o uso correto do produto”, segundo a Anvisa.

 

Como fazer o autoteste?

 

Para responder dúvidas sobre como o autoteste da covid-19 funciona, Canaltech publicou um especial ensinando o passo a passo do exame, desde a melhor forma de coletar a amostra até a leitura correta do resultado.

Vale adiantar que o autoteste deve ser feito entre o primeiro e o sétimo dia do início de sintomas. Entre eles, a pessoa pode considerar: febre, tosse, dor de garganta, coriza (nariz escorrendo), dores de cabeça e no corpo. Agora, caso a pessoa não apresente sintomas, mas tenha entrado em contato com alguém que testou positivo, o indicado é aguardar cinco dias para realizar o teste caseiro.