Sincofarma SP

O Perigo da Obesidade em Idosos

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2022-03-08 13:15:16

 

Na crônica de Gustavo Alves, chamamos a atenção para a obesidade:  Dentre os idosos jovens, cerca de 60% dos homens e quase 80% das mulheres tem obesidade ou estão acima do peso. 

 

Foto: Abeso – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica

 

O envelhecimento traz uma série de alterações metabólicas e fisiológicas ao nosso organismo, desde a redução na velocidade de condução nervosa, diminuição do trabalho executado pelos rins, até as alterações do peso. Na maioria das vezes os idosos tornam-se obesos, com redução da massa magra (músculos) e aumento da massa de gordura.

 

A Sarcopenia é um fenômeno marcante no envelhecimento e consiste na perda de massa muscular, interferindo diretamente na qualidade de vida dos idosos. Como consequência deste fenômeno, menos atividades físicas, fragilidade muscular, instabilidade postural. À medida em que perdem músculo, ganham gordura em todas as regiões do corpo, sendo esta mais facilmente visualizada na barriga.

 

Para muitos pode parecer charmoso ou engraçado, mas a chamada “barriguinha” dos idosos, o acúmulo de gordura visceral, é também muito perigoso.

Foto: emais Estadão
Foto: emais Estadão

Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que o excesso de peso vem aumentando desde 1970, e já acomete metade dos brasileiros adultos e dentro de pouco tempo afetará 2/3 deste público.

Dentre os idosos jovens, cerca de 60% dos homens e quase 80% das mulheres tem obesidade ou estão acima do peso. Os chamados “futuros idosos”, aqueles com idade entre 55 e 64 anos tem uma prevalência de obesidade ainda maior.

 

PRINCIPAIS SINTOMAS DA OBESIDADE 

 

Idosos tendem a apresentar aumento da pressão arterial e diabetes, se somarmos a isso o aumento dos níveis de Colesterol, corre-se o risco de manifestação de Síndrome Metabólica, um passo perigoso para o Infarto do Miocárdio, AVC (derrame) ou picos glicêmicos (aumento súbitos dos níveis de açúcar no sangue).

Quanto o Diabetes não é tratado ou mesmo quando ele atua de forma silenciosa as consequências podem resultar em prejuízo da visão, danos renais e até amputação de membros.

 

Idosos obesos podem apresentar problemas relacionados à estética, sua auto aceitação fica abalada, podendo resultar em compulsão e depressão!

 

Também é importante lembrar que o excesso de gordura em idosos pode prejudicar bastante o efeito de muitos medicamentos, tornando-os mais tóxicos. Como exemplos os benzodiazepínicos (calmantes), que muitas pessoas fazem uso, inclusive idosos, e que irão se manter mais tempo no organismo, quanto maior o índice de gordura, o que faz com que seus efeitos adversos sejam potencializados.

 

Aliás, sempre bom lembrar, independente de ser idoso ou não, se alguém usa benzodiazepínico, principalmente por tempo prolongado, é hora de procurar um médico e reavaliar esta necessidade. Precisa mesmo tomar sedativos por tanto tempo?

 

COMO SE PREVENIR 

Mas é possível evitar o sobrepeso e também reduzir os danos da obesidade em idosos! A opção por uma dieta saudável, a prática de exercícios são armas muito potentes. Algumas dicas para evitar sobrepeso e obesidade em Idosos:

  • Faça 3 refeições ao dia: café da manhã, almoço e jantar; e dois pequenos lanches entre elas.
  • Prefira alimentos “in natura”, evite ultra processados, embutidos, açúcar e frituras.
  • Prefira alimentos integrais! (arroz por exemplo).
  • Consuma arroz e feijão, combinação brasileira excelente para nossa saúde.
  • Prefira peixe e frango, evite carne bovina em excesso!
  • Se possível use azeite ao invés de óleo.
  • Consuma a menor quantidade possível de bolachas recheadas.
  • Prefira frutas ao invés de sucos.
  • Beba bastante água, principalmente no inverno.
  • Inclua leite e derivados em sua dieta ao menos 3 porções diárias.
  • Tire o saleiro de cima da mesa! Evite adicionar sal nas refeições.
  • Pratique exercícios, dance, movimente-se…

 

É sempre importante lembrar que podem existir restrições para algumas das orientações acima, esteja atento(a) ao que o médico recomendar.

 

Se tiver a oportunidade de receber uma orientação nutricional completa com um profissional Nutricionista sobre a dieta ideal para você, será ainda mais recomendado! Os nutricionistas são os mais capacitados e habilitados para o estabelecimento de uma dieta saudável e que reduza danos para a nossa saúde.

Dúvidas sobre medicamentos que possam sofrer interferência devido à obesidade ou informações sobre hábitos corretos no uso de medicamentos, procure sempre um(a) farmacêutico(a).

 

 

 

Gustavo Alves Andrade dos Santos, é Farmacêutico, Doutor em Biotecnologia.  Professor da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic

Coordenador do grupo de Cuidado farmacêutico ao Idoso do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

Twitter: @gustavofarmacia

Instagram: @gusfarma   Email: gusfarma@hotmail.com