2022-05-10 19:52:39
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um medicamento com uma maior concentração de THC (tetra-hidrocarbinol). Anteriormente, o limite estipulado pela agência era de 0,2%. As informações são do UOL.
Foto: Panorama Farmacêutico
O THC é o principal psicoativo presente na planta. No extrato de cannabis sativa GreenCare, a concentração é de 0,4%. Está é a primeira vez que a Anvisa aprova um produto acima do limite.
Maior concentração de THC supera padrões internacionais
A decisão da agência de aprovar o extrato com maior concentração de THC supera os limites utilizados em países como os Estados Unidos, que já permitem uma presença maior da substância.
O limite de 0,2% também é utilizado na Europa. Já nos EUA, o máximo permitido é de 0,3%. No Brasil, o nível serve apenas como um controle e não como uma barreira proibitiva.
“Os produtos de Cannabis poderão conter teor de THC acima de 0,2%, desde que sejam destinados a cuidados paliativos exclusivamente para pacientes sem outras alternativas terapêuticas e em situações clínicas irreversíveis ou terminais”, versa o documento de Autorização Sanitária de Produtos de Cannabis.
Com este novo medicamento, a Anvisa já aprovou 16 produtos à base da erva.