Sincofarma SP

Temporada de Frio pode trazer problemas para a saúde dos Idosos

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2022-05-19 17:15:07

 

O Dr. Gustavo Alves chama a atenção em sua crônica nos cuidados e atenção com os idosos.

 

Foto: Viver Bem

 

Esta semana os termômetros registraram queda abrupta das temperaturas na grande parte das cidades brasileiras, situação que deve se agravar nos próximos dias.

Geralmente a discussão sobre o frio ou o calor é sempre sobre as preferências já que as opiniões se dividem quanto ao inverno e verão.

Entretanto se há um período do ano em que toda a atenção deve ser redobrada quanto à saúde do idoso, este período é justamente o inverno ou a época do frio.

No frio há um aumento de 30% dos casos de infarto agudo do miocárdio em idosos e 20% de aumento dos AVCs (acidente vascular cerebral), o derrame, nesta mesma população.

Isso ocorre, pois o organismo se encarrega de aumentar a temperatura do corpo, mas para isso promove vasoconstrição, elevando a pressão arterial, além disso o coração precisa trabalhar praticamente o dobro para compensar estas mudanças e conseguir mandar mais sangue para as periferias do corpo, por exemplo, as pontas dos pés. É preciso irrigar com sangue quente as extremidades do corpo.

Todo este trabalho do músculo cardíaco associado ao aumento da pressão arterial pode trazer sérias consequências.

Os idosos precisam se agasalhar bem, não menosprezar o frio e também beber bastante água. Sim, a água evita que o sangue tenha menor viscosidade, em outras palavras, evita que o sangue fique mais “grosso”, o que também contribui para o infarto e AVC. A menos que sejam idosos com problemas renais, o importante é beber água.

 

Algumas dicas:

  • Ao se levantar o idoso deve beber um ou dois copos de água.
  • Durante a manhã, entre o café da manhã e o almoço, mais 3 copos.
  • Durante a tarde 3 copos de água e depois do jantar, não próximo da hora de dormir, mais 2 copos.

Esta é uma medida interessante.

Outra informação importante para os idosos e porque não para a população em geral, agasalhe bem os pés, o problema deste trabalho desproporcional do coração pode começar por ali.

Gustavo Alves Andrade dos Santos

Farmacêutico, Doutor em Biotecnologia

Professor da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic

Coordenador do grupo de Cuidado farmacêutico ao Idoso do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

Twitter: @gustavofarmacia

Instagram: @gusfarma   Email: gusfarma@hotmail.com