Foto: Shutterstock
Em menos de 1 ano quase 4 mil mil pontos de coleta no país.
O Sistema Logmed (Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares Vencidos ou em Desuso e suas Embalagens) já atende a uma população de 70 milhões, nos primeiros meses, com 3,6 mil pontos de coleta distribuídos pelo Brasil.
Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Estados e Municípios, o setor farmacêutico está cumprindo os prazos legais estabelecidos pelo Decreto Federal nº 10.388/2020 e as diversas normativas estaduais e municipais que regulam o descarte ambientalmente correto das sobras de medicamentos nas residências.
O Sistema LOGMED (Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares Vencidos ou em Desuso e suas Embalagens) é operado de forma compartilhada pelos principais elos do setor farmacêutico: indústria, distribuição e varejo.
Neste contexto, os consumidores de medicamentos têm um papel fundamental no descarte consciente, deixando velhos hábitos do descarte em lixo comum, vasos sanitários e pias para o direcionamento em farmácias/drogarias ou locais próprios.
- As farmácias e drogarias disponibilizam dispensadores contentores para a coleta dos medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso descartados pelos consumidores; a meta é atingir a proporção de um ponto de recebimento para cada 10 mil habitantes nos municípios e Estados contemplados pelo decreto.
- Os distribuidores transportam o conteúdo dos dispensadores contentores das farmácias e drogarias (pontos de armazenamento primário) até os pontos de armazenamento secundário.
- A indústria farmacêutica se encarrega do transporte dos resíduos domiciliares de medicamentos dos pontos de armazenamento secundário até as unidades de tratamento e destinação final ambientalmente adequadas: incineradores, coprocessadores ou aterros especiais.
Às farmácias ou drogaria que tenham interesse em aderir ao processo de logística reversa de medicamentos e suas embalagens, devem entrar em contato com a entidade de classe que a representa. Do estado de São Paulo, o Sincofarma recebe todos pedidos.
Deverá ainda providenciar o dispensador contentor e consumíveis (sacos e lacres padronizados), bem como treinar seus profissionais (farmacêuticos e seus auxiliares na operação de loja / processo).
As entidades representativas das farmácias e drogarias estão preparadas para dar todo o suporte na aquisição dos dispensadores contentores e consumíveis, treinamento e adesão ao programa LOGMED, além de suporte técnico e operacional no caso de intercorrências e/ou dúvidas no processo, bem como nas questões jurídicas, se necessário.
CONTATO:
SINCOFARMA-SP Sind. do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo– www.sincofarma.org.br
E-mail: regulatorios@sincofarma.org.br
Telefone: (11) 3224-0966 – Assuntos Regulatórios