Sincofarma SP

Preços de medicamentos de especialidades caem 0,55%

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Foto: Reprodução

Os preços de medicamentos de especialidades sofreram uma ligeira queda de 0,55% em maio deste ano. É o que apontou o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), indicador desenvolvido pela Fipe em parceria com a Bionexo.

O resultado foi superado pela prévia do IPCA/IBGE de maio, dada pelo IPCA-15 (+0,47%), pelo comportamento do IGP-M/FGV (+0,52%) e pela variação da taxa média de câmbio (+4,14%).

“Já se esperava essa desaceleração por conta da alta de 3,57% em abril, decorrente dos reajustes anuais de até 10,89% nos preços dos medicamentos estabelecidos pela CMED. Dessa forma, a acomodação reflete um padrão sazonal observados para os preços no primeiro semestre do ano”, avalia Rafael Barbosa, CEO da Bionexo.

Categorias  que mais impactaram na queda dos preços de medicamentos

As áreas terapêuticas que mais contribuíram para o recuo nos preços foram os preparados hormonais (-5,22%); anti-infecciosos gerais para uso sistêmico (-3,60%); aparelho digestivo e metabolismo (-3,60%); sistema musculoesquelético (-1,74%); agentes antineoplásicos (-1,00%); e aparelho cardiovascular (-0,43%).

Categorias que elevaram os preços

Foi apurada uma elevação mensal dos preços nos seguintes grupos de medicamentos considerados na composição da cesta do índice: aparelho geniturinário (+5,82%); aparelho respiratório (+2,60%); sangue e órgãos hematopoiéticos (+2,33%); sistema nervoso (+1,80%); imunoterápicos, vacinas e antialérgicos (+1,56%); e órgãos sensitivos (+0,01%).

Acumulado 2022

No acumulado de janeiro a maior deste ano, o IPM-H registra uma alta de 4,85% nos preços dos medicamentos, resultado inferior à inflação ao consumidor acumulada pelo IPCA/IBGE (+4,78%) e ao comportamento dos preços da economia brasileira medido pelo IGP-M/FGV (+7,54%).

Fonte: Panorama Farmacêutico