Foto: Shutterstock
Número de casos identificados em drogarias durante o último mês é o maior desde fevereiro.
Os testes positivos para Covid-19 detectados em farmácias do país subiram 105% durante o mês de junho, mantendo a tendência de alta observada no mês anterior. No total, foram registrados 278.890 novos casos, mais que o dobro dos 136.117 diagnósticos durante o mês de maio. Os dados são do levantamento realizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
Os números de junho são os maiores desde fevereiro, quando foram 349.287 diagnósticos com o resultado positivo para a doença. Em janeiro, no pico da primeira onda da variante Ômicron, foi quase um milhão de casos de Covid-19 identificados nas farmácias.
O índice vinha em queda desde então, mas passou a subir novamente em maio, quando foi registrado um salto de 326% em comparação com o total de casos de abril. Nos últimos dois meses, quando comparado o total de abril com o de junho, o aumento chega a 772%.
O novo levantamento da Abrafarma aponta ainda que na última semana, de 20 a 26 de junho, a positividade dos testes – percentual dos exames realizados com resultado positivo – chegou a 35,01%, taxa que se aproxima à observada em janeiro, quando era de 39,87%.
“A pandemia, definitivamente, está longe do controle ideal. Os testes em farmácias continuam a ser instrumentos essenciais para acelerar o diagnóstico e as estratégias de combate à doença”, afirma o CEO da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto.
Os dados da Abrafarma são de testes rápidos realizados até o dia 26 de junho em 4.504 unidades das 26 maiores redes de farmácias do país, reunidos pela associação.