Sincofarma SP

Atendimento farmacêutico individualizado ajuda pacientes com diabetes

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Foto: Farmácias Nissei

16,8 milhões de pessoas vivem com diabetes no Brasil.

537 milhões de adultos do mundo todo têm diabetes, doença que é considerada uma das emergências globais de saúde que mais crescem no século. Os dados são da Federação Internacional de Diabetes.

Na América Latina, o Brasil é o país com mais casos: estimativas apontam, então, que 16,8 milhões de pessoas vivem com diabetes por aqui.

Para um controle mais eficaz da enfermidade, a identificação precoce e o acompanhamento constante são fundamentais. Nesse contexto, então, um farmacêutico de confiança pode ser um importante aliado.

Atendimento focado nos pacientes diabéticos

“Para administrar bem a doença, deve-se controlar o consumo de alimentos gordurosos, assim como de produtos à base de carboidratos, refrigerantes, frutas [devido à frutose]e frituras”, aponta a líder farmacêutica dos Serviços Avançados Nissei (SAN), da rede de farmácias Nissei, Priscila Sousa Ramos da Cunha.

“É essencial também evitar o aumento do colesterol e triglicerídeos, reduzir a gordura corporal e praticar atividades físicas regulares”, diz, complementando que em determinados casos o uso da insulina ou de outros medicamentos pode ser indicado para a diminuição da glicose.

Cerca de 90% dos pacientes com a doença desenvolvem o diabetes Tipo 2, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Diferentemente do Tipo 1, que comumente se manifesta na infância e adolescência, o Tipo 2 surge na fase adulta, devido à incapacidade do corpo de utilizar a insulina produzida pelo pâncreas ou quando a quantidade produzida não é o suficiente para baixar os níveis de glicemia.

O tratamento do diabetes Tipo 1 demanda aplicação de insulina, por conta da inabilidade do corpo de produzir o hormônio.

No entanto, é possível aliar o tratamento a outros medicamentos e a um estilo de vida saudável.

Quando mal cuidado e mal controlado, o diabetes pode causar a perda de membros (amputação dos dedos do pé e amputação do pé), comprometimento vascular e dores agudas em membros inferiores.

Além disso, a falta de tratamento pode ocasionar a diminuição da visão, chegando à cegueira; comprometimento renal, com necessidade de realização de hemodiálise; e alteração de pressão arterial pelo comprometimento dos rins.

A Federação Internacional de Diabetes calcula que 6,7 milhões de pessoas tenham morrido no mundo em decorrência da doença em 2021.

Sintomas e cuidados

O diabetes é uma doença metabólica silenciosa que, após descoberta, exige cuidados diários, sendo que um método é a verificação dos níveis de glicose.

Alguns sintomas característicos dos portadores da doença são sede excessiva, gosto metálico na boca, cansaço físico (indisposição) e desejo de urinar constante.

“O acompanhamento com um farmacêutico permite analisar regularmente os cuidados tomados, por meio das medidas de glicemia capilar e medidas de hemoglobina glicada”, aponta Priscila Sousa Ramos da Cunha, farmacêutica da Nissei. “O cuidado individualizado também ajuda a controlar o peso, verificar o uso correto da medicação, a efetividade dos medicamentos e conscientizar o paciente”.

Fonte: Guia da Farmácia