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Confira as opções de programas de fidelidade que podem ser ofertados pela sua farmácia.
A fidelização ou a falta dela é uma das maiores preocupações dos donos de farmácia. Não à toa, com o alto número de pontos de venda (PDVs), sites e marketplaces, o cliente tem sempre muitas opções ao alcance das mãos e precisa de bons motivos para se fidelizar a um único local.
Pensando nisso, as farmácias têm inovado e criado programas de assinatura para produtos recorrentes da rotina do cliente.
Confira as opções de programas de fidelidade que podem ser ofertados pela sua farmácia, de acordo com o professor, diretor coordenador do Núcleo de Varejo da ESPM e consultor especializado em marketing de varejo, Ricardo Pastore.
Programas de Pontos
neles, os consumidores gastam dinheiro ao longo do tempo para acumular pontos que podem ser usados em descontos ou troca por outros produtos ou serviços. São extremamente populares, o que dificulta a diferenciação estratégica, pois oferecem baixa barreira de entrada para concorrentes, o que permite que diversas redes ofereçam o modelo. É importante para o varejista por permitir rápido acesso a dados valiosos a custos baixos; e por agilizar a realização de campanhas promocionais segmentadas por perfis de clientes. Como ponto negativo, pode-se destacar o apelo ao desconto, que atrai, mas não fideliza, pois basta um concorrente oferecer benefícios maiores para os consumidores migrarem para outras redes.
Programas de Coalizão: combinam os programas de fidelidade de duas ou mais marcas, para oferecer benefícios diversos aos consumidores, que podem gastar em uma loja e ganhar em outras. Exemplo: os pontos somados com compras de medicamentos em uma rede de drogarias podem ser trocados por produtos ou descontos nas compras que o mesmo consumidor faz em uma rede de supermercados. Nesse modelo, os dados são administrados pelo operador do programa, tornando as redes varejistas associadas dependentes e com acesso restrito à base de dados.
Programas de Fidelidade Premium: são os mais recentes e a mais nova tendência, como é o caso do Amazon Prime. Estudos apontam o dobro em gastos por consumidores neste tipo de programa em comparação aos programas de pontos. Esse modelo cobra uma taxa do participante que recebe benefícios como o frete grátis. Além disso, os consumidores valorizam as assinaturas de produtos, promoções personalizadas, entre outras opções de um clube fechado de benefícios tangíveis e intangíveis.
Fonte: Guia da Farmácia