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Como reduzir as perdas na sua farmácia e drogaria

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Confira as dicas de como reduzir as perdas na farmácia da consultora de varejo na empresa Complement Consultoria & Marketing, Flávia Nunes; e da gerente de Desenvolvimento de Negócios da Inwave, Vanessa Urbieta.

Furtos, precificação incorreta, consumo de produtos no interior da loja e sem pagamento, itens com data de validade vencida e danos ao manipular mercadorias são algumas das perdas comuns a que qualquer varejista está sujeito e que pode prejudicar os resultados dos negócios.

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), divulgada em 2021, as principais perdas no canal farma, são:

  • Quebras operacionais: 59%.
  • Furtos externos: 18%.
  • Erros administrativos: 10%.
  • Furtos internos: 8%.
  • Outros: 5%.

Teamwork. Two people in lab coats feeling good and smiling

Processos que ajudam a reduzir as perdas

Confira as dicas da consultora de varejo na empresa Complement Consultoria & Marketing, Flávia Nunes; e da gerente de Desenvolvimento de Negócios da Inwave, Vanessa Urbieta, para reduzir as perdas da farmácia:

  • Acompanhar as etapas de transporte.
  • Monitorar o armazenamento.
  • Analisar as possibilidades da exposição dos produtos nas gôndolas.
  • Criar uma política para itens danificados em estoque.
  • Observar e definir quais são os possíveis pontos de perda da operação.
  • Prevenir fraudes e erros de fornecedores, principalmente nas entregas.
  • Criar um checklist de estoque.
  • Corrigir falhas administrativas, por exemplo, precificação.
  • Identificar perdas de oportunidade, por exemplo, negociação, promoção, logística, entre outros.
  • Criar uma política para lidar com produtos de alto risco, que devem ser expostos de forma segura, porém atrativa.
  • Na área de vendas, contar com a proteção eletrônica de mercadorias, ou de sistemas antifurtos inteligentes.
  • Atuar com o tripé: pessoas (treinamento), processos (políticas e pro – cedimentos) e tecnologia (produtos e soluções), que integrados evitarão prejuízos ao varejista.

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Foto: Freepik

Fonte: Guia da Farmácia