Serviços de Saúde: Confira o artigo do diretor comercial POC Farma na Eco Diagnóstica, Fabiano Queiroz, com exclusividade para o Guia da Farmácia.
Nos dias 13 e 14 de setembro de 2022, aconteceu, em São Paulo (SP), o Abrafarma Future Trends , maior evento do varejo farmacêutico da América Latina (AL). O já tradicional evento reúne as principais redes do varejo brasileiro e os principais fornecedores, e já se estabeleceu como o principal fórum de tendências ligadas à saúde, serviços e soluções em tecnologias que buscam levar mais saúde e qualidade de vida à população.
Para se ter uma ideia da relevância das discussões, estiveram presentes, nas plenárias, várias personalidades do mundo dos negócios, tecnologia e ainda representantes do Conselho Federal de Farmácia, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Setor farmacêutico espera por uma legislação que regulamente os serviços no ambiente da farmácia
Em uma das plenárias mais importantes, representantes das redes de drogarias dividiram o palco com a diretora da Anvisa Meiruze Freitas, com objetivo de discutir a utilização das farmácias no aumento da cobertura vacinal no Brasil. Este problema se agravou com a pandemia e pode trazer de volta, doenças já não mais registradas por aqui, como a poliomielite e outras.
Ainda nesta plenária, foram discutidas formas de se dar fim a um processo que se arrasta há anos: a realização de testes laboratoriais remotos fora do ambiente do laboratório.
Neste cenário, foram feitas cobranças e sugestões para que a diretoria da Anvisa dê prosseguimento a um processo que já se arrasta há pelo menos 4 anos. A ideia é definir os requisitos mínimos para que os testes laboratoriais remotos (TLRs) possam ser realizados no ambiente das farmácias. Esta regulamentação é importante para dar segurança aos profissionais que irão realizar os serviços, e aos empreendedores que enxergam na prestação de serviços em saúde uma forma de diferenciação em um mercado bastante competitivo. Em um país com grande dificuldade de acesso aos serviços básicos de saúde, não se pode desperdiçar o potencial que as quase 100 mil farmácias podem levar como porta de acesso aos serviços básicos e de educação em saúde.
A percepção geral é que os técnicos da Anvisa são sensíveis ao tema, e devem dar seguimento de forma célere a esta importante matéria. Foram ressaltados os importantes resultados alcançados na testagem para a Covid-19, que já ultrapassaram a marca de 20 milhões de testes realizados nas farmácias do Brasil, demonstrando a enorme capacidade do setor.
Espera-se que, ainda no correr deste ano, esta regulamentação seja publicada, dando uma referência importante aos setores envolvidos e destravando importantes investimentos em uma cadeia que tem muito a contribuir com a saúde e qualidade de vida da população.
Veja mais
Farmácia Popular aceitará prescrições eletrônicas para medicamentos e fraldas geriátricas
Foto: Shutterstock
Fonte: Guia da Farmácia