Com um amplo público-alvo e procedimentos sempre inovadores, o mercado de saúde, beleza e bem-estar segue em constante crescimento no Brasil e no mundo. Só no setor de franquias, o ramo registrou um faturamento de R$ 39 bilhões no ano de 2021, de acordo com informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Associação Brasileira da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Os dados mostram que entre 2014 e 2019 o segmento cresceu 567% e o número de profissionais atuantes passou de 72 mil para mais de 480 mil no mesmo período.
Leia também: Comissão adia votação do piso do farmacêutico e vai realizar audiência pública
Em 2023, a atuação do farmacêutico na estética completa 10 anos e, atualmente, temos duas resoluções do CFF em vigor (nº 616 e nº 645). Para orientar os farmacêuticos que já atuam na área ou que têm interesse em começar a trilhar por este caminho, o Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Grupo Técnico de Farmácia Estética, elaborou o Guia Orientativo sobre Saúde Estética, que abrange toda a legislação sobre a atividade e traz dicas preciosas aos profissionais.
A coordenadora do GT, Renata Tereza Gonçalves Pereira, reconhece na estética uma das atividades mais promissoras para o farmacêutico. Ela afirma que ter um guia orientativo era umas das metas do atual Grupo de Trabalho. “Ao optar pela saúde estética, o farmacêutico tem a possibilidade de empreender o seu próprio negócio. E muitas das informações que foram sistematizados neste guia servem também pra orientá-lo com relação ao que é exigido pelos órgãos sanitários”.
ICTQ
O trabalho é de abrangência nacional e pode ser consultado até por pacientes que desejam realizar procedimentos estéticos e escolhem um farmacêutico como seu profissional da saúde.
“Passar pela avaliação de um especialista é o primeiro passo para obter um bom resultado. E o farmacêutico capacitado para atuar na estética pode oferecer serviços com toda a segurança ao paciente. Ele vai avaliar qual o melhor procedimento a ser aplicado em cada situação na busca por oferecer o melhor resultado possível”.
Renata Gonçalves diz, ainda, que Grupo Técnico de Farmácia Estética entende que este guia pode ser atualizado a qualquer momento, uma vez que as técnicas e legislações podem sofrer alterações.
O Brasil se tornou o terceiro maior mercado de estética do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China. Segundo o Grand View Research, o mercado global deve chegar a US$ 124,7 bilhões até 2028, com uma expansão anual de média de 9,8 entre 2021 e 2028. A grande procura pela aplicação de toxina botulínica, por preenchimento com ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno apontam a preferência atual por procedimentos com resultados naturais e recuperação segura.
Foto: Reprodução
Fonte: CFF