Para 2023, a Farmarcas pretende ultrapassar no próximo ano as 1.500 lojas.
A administradora de redes associativistas de farmácias Farmarcas superou as previsões em um ano desafiador e mostrou que o crescimento sustentável está em seu DNA, fechando o ano com a abertura de 172 novas lojas. Com isso, a empresa finalizou 2022 com 1.470 lojas.
Para 2023 a expectativa é que o crescimento de lojas seja ainda maior, já são 124 loja sem processo de montagem e outras estão em análise, com isso a administradora de redes associativistas de farmácias pretende ultrapassar no próximo ano as 1.500 lojas, se mantendo como o 4º maior agrupamento de farmácias do Brasil.
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“Os números por si só já impressionam, mas se mostram muito mais relevantes ao entender que as farmácias associadas à Farmarcas estão cada vez mais ampliando os modelos de lojas. As novas farmácias possuem grandes estruturas em sua maioria. Muitas delas fazem parte do projeto Esquinas Sensacionais, sendo mais amplas e com bons estacionamentos”, explica o diretor executivo da empresa, Paulo Costa.
Para que isso tudo funcione a empresa investe pesado em profissionais qualificados em sua sede em São Paulo, sendo que saltou de 213 colaboradores no início do ano para 259 atualmente. Além de já projetar a contratação de 51 novos profissionais para 2023.
Diferenciais que destacam as redes
Com farmácias em quase todo o país a Farmarcas consegue manter um alto padrão de serviços prestados para essas lojas graças a um processo agressivo de digitalização, capaz de surpreender até as iniciativas mais bem sucedidas dos principais players do varejo.
Para se diferenciar em um mercado de grande concorrência, a empresa se atentou à necessidade de impulsionar o processo de digitalização dessas farmácias, que atualmente abrange todas as áreas de um estabelecimento, envolvendo consumidores, lojistas associados, parceiros e os próprios processos da central administrativa.
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“Temos como foco um amplo planejamento, que busca olhar antes as tendências do mercado. Interessante observar que independentemente da situação econômica do país, o faturamento de nossas redes aumenta. O mais importante, crescemos acima da média de todo o mercado forma sustentável”, analisa do presidente da Farmarcas Edison Tamascia.
Os pilares que possibilitam o crescimento da Farmarcas são claros: fortalecer o relacionamento com parceiros, indústria, distribuidores e prestadores de serviço, acelerar a jornada digital do cliente, do associado e dos processos internos, melhorar a comunicação e criar o canal de capacitação do empresário e seus colaboradores, manter a certificação do Great Place to Work (GPTW) e continuar sendo a melhor empresa para se trabalhar em sua categoria, além de proporcionar satisfação aos associados em relação às entregas da Farmarcas.
O resultado desse crescimento consistente para todo o grupo, faz com que a busca seja cada vez maior pelo uso desse modelo por muitos empresários.
“São muitos os empresários interessados em usar nossas bandeiras, mas a Farmarcas tem um processo seletivo de lojas muito evoluído. Hoje, a grande maioria das nossas lojas são montadas por empresários que já têm uma farmácia nossa. Nós não temos essa preocupação de fazer abertura desenfreada de lojas, assim aumentamos muito o nível de exigência sobre novos associados”, explica o diretor de Comunicação e Operações da Farmarcas, Ângelo Vieira.
Toda essa preocupação proporciona às lojas das redes diferenciais como padronização da apresentação e do atendimento, além de uma grande profissionalização dos gestores, o que faz com que o crescimento da rede seja natural e que as projeções para os próximos anos sejam bastante audaciosas, mas, possíveis.
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Fonte: Abradilan