Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Casos positivos de dengue: Levantamento mostra que número triplicou no Brasil em 2023

Casos positivos de dengue

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Casos positivos de dengue: Segundo a Abramed, a temporada de chuvas e acúmulo de água são fatores que influenciam no aumento de casos.

 

Um levantamento exclusivo obtido pelo Jornal Hoje aponta que o número de testes positivos de dengue triplicou no Brasil do começo do ano até março na rede de laboratórios da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).

 

Leia também: Vacina contra dengue aprovada representa o fim de epidemia histórica?

 

O resultado desses testes costuma sair rapidamente e essa é uma demanda que anda no setor. E para confirmar os casos, existem dois tipos principais de exames:

 

Antígeno: indicado para quem está entre o primeiro e quinto dia de sintomas.

 

Sorológico IGG e IGM: feitos em quem está entre o sexto e décimo quarto dia de sintomas.

 

Segundo a Abramed, foram realizados, na primeira semana do ano, 4.564 exames. Em 1210, a doença foi confirmada, o que significa uma positividade de 26%. Quase três meses depois, foram feitos 11.514 exames, sendo 3.885 positivados, o que aumenta o índice para 34%.

 

Casos positivos de dengue
Casos positivos de dengue

 

“Não surpreende porque vivemos uma temporada de chuvas com acúmulo de água. Lembrando que sempre é preciso cuidar dos depósitos de água, já que o mosquito se reproduz em águas limpas”, explicou o presidente do Conselho de Administração da Abramed, Wilson Shcolnik.

 

Casos prováveis

Os registros do Ministério da Saúde já somam quase 643 mil casos prováveis de dengue entre janeiro e o começo de abril deste ano. Isso representa um aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

O termo “provável” é usado porque nem todo mundo que apresenta os sintomas foi testado em laboratório para a confirmação.

 

Caso uma pessoa esteja com febre por sete dias e apresente outros dois sintomas da doença, como dor de cabeça, no corpo ou manchas vermelhas, o médico deve notificar o sistema de saúde.

 

 

Foto: Freepik

Fonte: Guia da Farmácia