Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Diabetes tipo 2: Anvisa aprova novo tratamento combinando empagliflozina e metformina

Diabetes tipo 2

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

O Sincofarma irá ensinar a como medir glicemia, realizar o acompanhamento de pacientes diabéticos, e diversos outros serviços no curso de Serviços Farmacêuticos Prestados, dia 20/05. Inscreva-se já

 

Jardiance® Duo, da aliança entre as farmacêuticas Boehringer Ingelheim e Eli Lilly do Brasil, trata pacientes recém-diagnosticados com diabetes tipo 2.

 

Chegou ao mercado, em março desse ano, Jardiance® Duo (empagliflozina + cloridrato de metformina), das farmacêuticas Boehringer Ingelheim e Eli Lilly do Brasil. O novo medicamento é uma combinação fixa de empagliflozina e metformina para o tratamento de pessoas com diabetes tipo 2, em adição a dieta e exercício físico, em pacientes cuja glicemia não foi adequadamente controlada com metformina ou empagliflozina isoladamente ou em combinação com outros medicamentos redutores de glicose quando o tratamento com ambos os medicamentos for apropriado ou quando os pacientes já utilizam os dois medicamentos de forma separada.

 

“Jardiance® Duo chega para completar o portfólio da Boehringer Ingelheim de medicamentos focados no sistema cardio-renal-metabólico. Com isso, reforçamos nosso compromisso de levar novas e modernas opções terapêuticas para os vários tipos de paciente.“, ressalta Dra. Thais Mello, diretora médica da Boehringer Ingelheim.

 

Leia também: ‘Ozempic não é cosmético’: quando remédios contra diabetes são realmente indicados

 

A empagliflozina é um inibidor de cotransportador sódio-glicose 2 que demonstrou redução de 38% no risco de mortalidade cardiovascular e de 35% em mortalidade por todas as causas em pessoas com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular aterosclerótica estabelecida no estudo EMPA-REG OUTCOME, que completa sete anos de publicação em 20222,3. Em análise posterior, demonstrou também redução no risco de início ou piora da nefropatia em 39% com empagliflozina4. O EMPA-REG OUTCOME foi um divisor de águas no tratamento do diabetes tipo 2 e culminou com a aprovação da empagliflozina para o tratamento da doença no Brasil em 2015, além de sua inclusão em diversas diretrizes nacionais e internacionais.

 

Diabetes tipo 2
Diabetes tipo 2

 

Já a metformina é amplamente recomendada nas diretrizes para o tratamento de pessoas com diabetes tipo 2 desde o diagnóstico inicial. “Além de todos os benefícios, é preciso destacar que com essa nova opção terapêutica proporcionamos uma maior aderência ao tratamento e, claro, uma posologia ainda mais adequada”, afirma a Dra. Fernanda Pimentel, diretora médica da Eli Lilly do Brasil.

 

Disponível nas doses de 5mg/850mg, 12,5/850 e 12,5/1000 de empagliflozina/metformina, Jardiance®Duo segue para aprovação de preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e posterior importação. A previsão é que esteja disponível nas farmácias e drogarias de todo o país nos próximos meses.

 

 

Foto: Freepik
Fonte: Guia da Farmácia