Bula de medicamento – Com acessibilidade e praticidade, agora é possível conhecer mais sobre os produtos da união química por comando de voz ou pelas bulas interativas.
Cuidar da saúde é uma parte importante da rotina. Mesmo assim, muitas vezes, os pacientes podem enfrentar desafios para entender e colocar em prática tarefas aparentemente simples, como compreender instruções de uso de medicamento ou mesmo lembrar da dosagem e horário corretos.
Leia também: Evite que sua farmácia tropece em alguma regra não cumprida. Aqui, o caminho certo!
Pensando em melhorar a experiência e proporcionar mais acessibilidade às pessoas, a União Química se dedica a desenvolver recursos e serviços inovadores que facilitam o acesso e o uso dos medicamentos.
Duas inovações surgiram para facilitar a vida do consumidor e proporcionar acessibilidade às bulas de medicamentos:
• A consulta de bulas por comando de voz por meio da Alexa.
• A consulta de bulas interativas por meio do QR Code na embalagem do medicamento.
Uso da Alexa
A consulta da bula por meio da Alexa pode ser feita pelo comando de voz “Alexa, abra bulas União Química”. vão variar.
Bula interativa
A partir de QR Codes impressos nas embalagens dos medicamentos, o usuário pode ter acesso a uma série de informações sobre o produto de uma maneira interativa e descomplicada. O recurso permite uma nova experiência para o consumidor.
As vídeo bulas da União Química utilizando Inteligência Artificial (IA) são pioneiras no mercado brasileiro, permitindo acesso rápido às informações essenciais sobre o medicamento, além de possuir um menu navegacional que possibilita a busca ágil e intuitiva de informações por tópicos e com auxílio de vídeos que trazem a Laura, Avatar gerado por IA.
Bula de medicamento
Novas embalagens
As novas embalagens dos medicamentos da União Química já estão chegando ao mercado. As produções desde dezembro de 2022, na linha hormonal Genom, foram as primeiras a terem os lotes disponíveis com essa tecnologia. Agora, a companhia trabalha na inserção dos demais produtos do portfólio, priorizando as linhas Genom oftalmologia e Sistema Nervoso Central (SNC), que também já possuem alguns lotes de produtos, no mercado, com essa tecnologia. A disponibilidade dos QR Codes nas embalagens pode variar de acordo com o tipo de produto e data de produção do mesmo.
Como usar esta funcionalidade?
Basta apontar a câmera do celular para o QR Code na embalagem e clicar para abrir o conteúdo disponível. Na tela do aparelho, será carregado um menu com acesso rápido aos dados mais importantes sobre aquele medicamento. Assim, é possível ler, assistir ou ouvir a bula, entrar em contato com a União Química pelos canais de atendimento, aprender sobre descarte e reciclagem de embalagem, entre outros.
Acessibilidade
Na União Química, acreditamos que todas as pessoas devem ter acesso a informações precisas sobre medicamentos e cuidados com a saúde.
• Mobilidade: a solução pode auxiliar, por exemplo, pessoas com mobilidade reduzida a comandar luzes, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos inteligentes pela casa sem precisar se deslocar.
• Conforto: para pessoas com alguns tipos de deficiência pode ser mais fácil fazer uma pergunta ou solicitação por comando de voz do que escrever em um computador ou dispositivo móvel.
• Independência: a Alexa já se tornou companhia para pessoas idosas sendo uma assistente eficiente para lembretes de compromissos e tarefas do dia a dia.
• Acessibilidade: para as pessoas com deficiência visual, a Alexa pode ser uma aliada para ler um livro ou mesmo uma bula de medicamento, como no caso da skill criada pela União Química.
A União Química tem como objetivo proporcionar acesso fácil e preciso a informações sobre medicamentos e cuidados com a saúde, trabalhando continuamente no desenvolvimento de recursos e serviços inovadores que tornem essa realidade possível para cada vez mais pessoas.
Foto: Reprodução
Fonte: Guia da Farmácia