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Campanha da Bayer leva 1 milhão de consumidores para a farmácia mais próxima

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Com campanha online-to-offline, a farmacêutica conseguiu elevar o market share do suplemento vitamínico Redoxon em 8,4%

Com o desafio de mensurar as vendas que acontecem nas lojas físicas, mas começam no ambiente digital, a Bayer e o Google desenvolveram uma campanha O2O (online-to-offline) da marca Redoxon para direcionar pessoas com interesse em vitaminas e suplementos às farmácias mais próximas. Por meio do Google Ads, ao clicar na peça publicitária, a pessoa era direcionada ao Google Maps, apontando o endereço da farmácia mais próxima à sua localização.

A campanha, que rodou por dois meses, durante dezembro do ano passado e janeiro deste ano, em 900 farmácias do estado de São Paulo, selecionadas pela rede de afiliados do Google Ads, direcionou mais de 1 milhão de consumidores qualificados – aqueles com interesse no fortalecimento da imunidade e afinidade por vitaminas e suplementos – para as farmácias participantes. Ou seja, Redoxon levou uma média de 18 consumidores por dia e por loja. Analisando as lojas impactadas pela campanha, a marca aumentou sua participação de mercado em 8,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

 

 

 

A campanha omnichannel teve como base o PMax Offline do Google, ferramenta que utiliza inteligência artificial para identificar os consumidores com interesse em vitaminas e suplementos e direcionar os mesmos para a farmácia mais próxima. A plataforma consegue identificar a visita desse consumidor em uma janela de até 30 dias após o impacto da campanha digital.

“Com essa campanha, pudemos ver claramente a força do mundo digital influenciando compras no offline. E, em um setor tão tradicional quanto este, pudemos conectar o on e o offline, com a inteligência artificial fechando o ciclo de jornadas de compra omnichannel e concluindo tanto os desafios de marketing quanto de negócios do cliente.” afirma Nathalia Carvalho, Diretora de Commerce para médias empresas do Google no Brasil.

“Um dos grandes desafios que temos – e não só a Bayer, mas a indústria farmacêutica como um todo – é que mais de 90% das vendas acontecem no ambiente físico, ou seja, nas farmácias. Então, a mensuração exata da jornada dos nossos consumidores se torna bastante difícil. E foi por isso nos unimos ao Google com esse projeto O2O para Redoxon, com que une a inteligência de mercado à ferramentas com o que há de mais avançado em tecnologia trabalhando ao nosso favor.” comenta Cristina Hegg, Head de Marketing Brazil & LATAM Derma Category Lead na Bayer Consumer Health.

Foto: Reprodução
Fonte: Guia da Farmácia