Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Atuação de farmacêutico em vacinação espera sanção

Vacinação

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Participe do curso de Vacinação, e se habilite para realizar esse serviço na sua farmácia! Dias 29 e 30/09, inscreva-se já!

 

A atuação do farmacêutico em vacinação está cada vez mais próxima de ser reconhecida.

 

Leia também: Anvisa autoriza ampliação dos prazos de validade das vacinas Comirnaty (Pfizer) monovalente e bivalente

 

O Projeto de Lei (PL) 1.403/19 aguarda sanção presidencial e o CFF encaminhou um ofício para o presidente Lula para defender a medida.

 

O PL 1.403/19 dispõe sobre a vacinação na iniciativa privada e reconhece o farmacêutico como responsável técnico para essa prática. O ofício aguarda a aprovação do Poder Executivo desde a última sexta-feira, dia 25.

 

A atuação do profissional farmacêutico aplicando vacinas e o serviço de imunização nas farmácias já estão amparadas pela Lei 12.021/14 e pela RDC 197/17. Mas a nova legislação reforçaria o poder desse profissional na condução do serviço.

 

CFF pleiteou reconhecimento do farmacêutico em vacinação

Apesar de o farmacêutico em vacinação já ser uma realidade, o CFF precisou intervir para que eles fossem inseridos como RTs no PL. “Felizmente conseguimos corrigir esse equívoco”, comenta Walter Jorge João, presidente do conselho.

 

No caso da Lei 12.021/14 e da RDC 197/17, o CFF já havia tido protagonismo para garantir o respaldo ao profissional.

 

Vacinação
Vacinação

 

Redes promovem campanhas de vacinação

A atuação do farmacêutico em vacinação se tornou tão importante que as redes de farmácia já realizam as suas próprias campanhas. Em março, a RD deu início às imunizações contra a gripe.

 

Em 2022, foram aplicadas mais de 140 mil doses de vacinas nas farmácias da rede. A expectativa para esse ano era dobrar este volume.

 

Em seu portfólio, o conglomerado mantém também imunizantes para febre amarela, herpes-zoster, tríplice viral, entre outros.

 

 

Foto: Canva
Fonte: Panorama Farmacêutico
Vacinação