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Nova lei aproxima farmácias de concorrências públicas

Fonte alternativa de receitas

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Se sua farmácia busca uma fonte alternativa de receitas, a participação em concorrências públicas surge como caminho mais promissor.

 

Mesmo com a Lei de Licitações entrando em vigor só no próximo ano, os governos estaduais e municipais já estão enquadrados na nova norma.

 

Confira o que mudou com a nova Lei nº 14.133/21. Um dos principais pontos é o aumento do número de concorrências que exigem menos burocracias. “Até então, concorrências de no máximo R$ 17,6 mil dispensavam a participação presencial e a apresentação de documentações físicas. Eram contratos de pequeno valor e pouco compensadores. Mas agora, o teto saltou para R$ 57 mil, muito mais acessível para pequenas e médias farmácias”, revela Ariosto Mila Peixoto, consultor da RHS Licitações.

 

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Concorrências públicas online dinamizam tempo das farmácias

Depois da pandemia e do anúncio da nova lei, os pregões eletrônicos passaram a representar 95% do total de editais. “Os proprietários de farmácias independentes têm mais dificuldades para deslocamentos por limitação de tempo ou de recursos. Esse modelo possibilita a participação a distância”, reforça.

 

Essas modalidades têm data e horário predefinidos e, assim que iniciadas, as empresas interessadas dão o lance. A proposta de menor valor é a vencedora. “Nesse caso, distribuidoras regionais e farmácias associativistas ainda têm mais competitividade para disputar esses pregões, pois contam com acesso facilitado a ferramentas que mapeiam o valor das concorrentes”, avalia.

 

Para aproveitar essa oportunidade, é preciso apenas preencher o Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores (SICAF) ou a Bolsa Eletrônica de Compras/SP (BECSP).

 

A administração pública abriu, nos últimos 12 meses até agosto, quase 70 mil editais com foco na aquisição de medicamentos e insumos farmacêuticos.

 

 

Foto: Reprodução
Fonte: Panorama Farmacêutico
IA da Panvel facilita atendimento nas farmácias

Criada recentemente, a IA da Panvel começou a ser utilizada em cinco farmácias da rede em abril e já está presente em 400 lojas. O Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial foi batizado como Sofia, e desenvolvido a partir dos modelos generativos ChatGPT, da OpenAI e Claude, da Anthropic.