Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Como evitar que as altas temperaturas estraguem medicamentos em casa?

Altas temperaturas

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Altas temperaturas – Com uma primavera altamente influenciada pelo El Niño, o Brasil tem enfrentado fortes ondas de calor.

 

Doze estados registraram mais de 40ºC nos últimos dias, segundo o MetSul, e as temperaturas seguem altas em boa parte do país até o meio desta semana, aponta o Climatempo. Novas ondas de calor devem acontecer no país. Segundo o Climatempo, há probabilidade de que elas voltem em outubro, com mais sistemas de alta pressão atmosférica estacionados sobre o Brasil, até o final da primavera.

 

Leia também: Onda de calor demanda cuidados com a saúde; de crianças a idosos

 

A farmacêutica e Conselheira Federal de Farmácia por Sergipe, Fátima Aragão, fala sobre essas ondas de calor atingindo boa parte do País e a influência dessas altas temperaturas no armazenamento correto de medicamentos para que não se tenha prejuízo ou perda da qualidade e efetividade. “É importante enfatizar que cada categoria de medicamentos – como antibióticos, analgésicos, anti-histamínicos e outros – apresenta requisitos específicos quando se trata de armazenamento adequado. Alguns devem ser mantidos em refrigeração constante, enquanto outros podem ser armazenados em locais com temperatura ambiente, quando frescos e arejados”, alerta Fátima.

 

Uma leitura atenta à bula do medicamento é outra dica que a farmacêutica destaca. “Para determinar a temperatura apropriada de armazenamento dos medicamentos, basta consultar as instruções fornecidas pelo fabricante na bula. Geralmente, comprimidos, drágeas, soluções e elixires devem ser mantidos em uma faixa de temperatura entre 15°C e 30°C”.

 

Fátima ressalta que a maioria dos medicamentos deve ficar em locais frescos, arejados e secos. Por isso, salienta que o armário do banheiro não é indicado, já que este cômodo da casa costuma ter alta umidade. É possível também comprar recipientes hermeticamente fechados (vedados) e resistentes ao calor. Eles são ideais para locais em que a temperatura pode facilmente ultrapassar o limite recomendado para o remédio.

 

Altas temperaturas
Altas temperaturas

 

Aqui estão algumas diretrizes importantes para o armazenamento correto de medicamentos em casa durante o calor:

  1. Verifique as instruções. O primeiro passo é sempre ler a bula do medicamento ou as orientações fornecidas pelo prescritor ou farmacêutico. Isso fornecerá informações específicas sobre a temperatura de armazenamento recomendada para o medicamento em questão.
  2. Mantenha em local fresco, seco e arejado: Em geral, a maioria dos medicamentos deve ser guardada em um local fresco e seco, longe de fontes diretas de calor e umidade. Evite armazená-los perto de janelas ensolaradas, pias ou áreas sujeitas a vapor, como o banheiro.
  3.  Utilize embalagens originais. Manter os medicamentos em suas embalagens originais é a melhor maneira de protegê-los. As embalagens são projetadas para ajudar a preservar a estabilidade do medicamento. Se você precisar usar um organizador de medicamentos, certifique-se de que seja adequado e mantenha as embalagens originais em algum lugar seguro.
  4. Evite o congelamento. Embora o calor seja uma preocupação, evite armazenar medicamentos em áreas onde possam congelar, como o congelador. O congelamento pode alterar a composição do medicamento e torná-lo ineficaz.
  5. Mantenha fora do alcance de crianças. Certifique-se de que seus medicamentos estejam sempre fora do alcance de crianças e animais de estimação. Use recipientes à prova de crianças, se possível.
  6. Atenção aos medicamentos sensíveis ao calor! Alguns medicamentos são especialmente sensíveis ao calor e devem ser armazenados com cuidado adicional. Isso inclui medicamentos líquidos, suspensões, insulina e outros produtos que podem perder sua eficácia caso sejam expostos a altas temperaturas. Siga rigorosamente as instruções para esses medicamentos.
  7. Descarte corretamente. Verifique a data de validade dos medicamentos e descarte aqueles que estão vencidos ou que foram armazenados incorretamente.

 

Lembrar-se de seguir essas orientações simples pode ajudar a garantir que seus medicamentos permaneçam seguros e eficazes, mesmo nos dias mais quentes do ano. Se tiver dúvidas sobre o armazenamento de medicamentos específicos, consulte sempre o seu médico ou farmacêutico para orientações adicionais.

 

 

Foto: Reprodução
Fonte: CFF
Altas temperaturas