Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Dia Mundial do AVC: confira sinais e como se prevenir

Dia Mundial do AVC

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Entenda melhor os perigos e sintomas e alerte os pacientes no Dia Mundial do AVC.

 

O Dia Mundial do AVC, lembrado anualmente em 29 de outubro, alerta para a conscientização sobre a prevenção e tratamento deste mal súbito que é uma das maiores causas de morte e incapacidade adquirida no mundo. Também conhecido como “derrame”, só no ano passado, a condição foi responsável por causar 12 óbitos por hora.

 

No Brasil, o AVC é a causa de morte mais frequente na população adulta, somente no primeiro semestre de 2023, a doença vascular já matou 50.291 brasileiros, de acordo com dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil.

 

Leia também: Sancionada lei que amplia atendimento a pacientes com dor crônica pelo SUS

 

Os AVCs são classificados em dois tipos, sendo eles o isquêmico, quando ocorre o entupimento de pequenas e grandes artérias cerebrais, que podem ser provocados por coágulos que impedem a circulação sanguínea, e o hemorrágico, que acontece quando há o rompimento dos vasos sanguíneos provocando hemorragia por causa de aneurismas cerebrais ou malformações das artérias e veias do cérebro.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o AVC isquêmico é o tipo mais frequente, representando 85% dos casos, enquanto o hemorrágico é responsável por 15%.

 

Sinais de alerta

Fraqueza, formigamento na face, braço ou perna, principalmente quando se concentra em apenas um lado do corpo, são alguns dos principais sintomas do AVC, além de confusão mental, alterações na fala ou visão, no equilíbrio, na coordenação, tontura e dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente. Dentre os principais fatores de risco para a ocorrência do AVC estão o diabetes tipo 2, hipertensão, tabagismo, colesterol alto, obesidade, arritmia cardíaca, sedentarismo, histórico familiar, uso de drogas ilícitas, dentre outros.

 

Dia Mundial do AVC
Dia Mundial do AVC

 

Quando se trata da prevenção, a melhor forma para se precaver é levar em consideração os fatores de risco, realizando consultas médicas e exames de rotina para identificar possíveis riscos de problemas cardiovasculares, além do histórico familiar.

 

Nesse sentido, a plataforma VidaClass Saúde oferece consultas, coletas de exames que podem ser feitas em domicílio, além de serviços médicos para auxiliar na prevenção e no tratamento de doenças, garantindo o bem-estar dos pacientes. “Aqui na VidaClass Saúde, acreditamos que tornar a saúde acessível é a chave para ter um futuro saudável. Estamos comprometidos em democratizar consultas médicas e exames para ajudar as pessoas a identificar e gerenciar os fatores de risco para condições como o AVC”, ressalta Vitor Moura, CEO da plataforma.

 

 

Foto: Reprodução
Fonte: Guia da Farmácia
Dia Mundial do AVC