Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.
Sincofarma SP

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Congresso coloca o autocuidado em farmácias na pauta

Autocuidado em farmácias

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Pela primeira vez o autocuidado em farmácias será o assunto principal de um congresso.

 

E o Panorama Farmacêutico é parceiro oficial da iniciativa inédita. A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde (ACESSA), em parceria com a Associação Latino-Americana de Autocuidado Responsável (ILAR), realiza o 1º Congresso Latino-Americano de Autocuidado. O encontro acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro no hotel Tivoli Mofarrej, na capital paulista.

 

O evento também conta com a colaboração da Global Self-Care Federation (GSCF), principal federação mundial do segemnto de MIPs, que congrega associações, fabricantes e distribuidoras.

 

Leia também: Vitamina K2: papel de destaque na prevenção e no controle da calcificação arterial

 

“Teremos especialistas da OMS, nomes de relevência no setor público e privado na América Latina, e representantes da Anvisa na agenda, com o claro objetivo de gerar um espaço de discussão para colaborar com o avanço na adoção dessa prática”, ressalta Marli Sileci, presidente executiva da ACESSA.

 

Autocuidado em farmácias: OMS abre programação

O encontro que debaterá o autocuidado em farmácias terá, na sessão de abertura, a presença do diretor de promoção da saúde da OMS, Dr. Ruediger Krech. O dirigente estará em um painel com os presidentes da ACESSA, Leonora Coimbra; da ILAR, Arturo Sánchez; e da GSCF, Manoj Raghanandanan.

 

Na sequência, o autocuidado em farmácias e seu papel na construção de sistemas de saúde resilientes reunirá especialistas dos governos colombiano e mexicano. O papel do autocuidado no empoderamento individual também será tema de debates, que contarão com nomes da indústria farmacêutica. O acesso a esses produtos, as tendências do setor e as políticas de saúde fecham o primeiro dia de congresso.

 

Sustentabilidade e regulatório norteiam segundo dia

Já no segundo dia, a abertura dos trabalhos fica a cargo da diretora adjunta da segunda diretoria da Anvisa, Dra. Patrícia Tagliari. Aliás, não poderia ser mais apropriado começar com a agência, uma vez que o mercado regulatório será um dos protagonistas do dia.

 

Painéis debaterão assuntos como o futuro regulatório para o setor e também os líderes em mudança regulatória, além de trazer especialistas latinos, europeus e representantes da cadeia produtiva.

 

Outro eixo das conversas será a sustentabilidade e inovação, onde serão tratados temas como autocuidado e sustentabilidade, rotulagem eletrônica e a carta ambiental da GSCF.

 

Autocuidado em farmácias
Autocuidado em farmácias

 

Autocuidado tá on

Os MIPs continuam figurando como uma das categorias mais promissoras no canal farma, movimentando valores cada vez maiores. Apenas em 2022, a receita do segmento ficou em R$ 27,6 bilhões, um crescimento de 25% em comparação com o ano anterior.

 

Com um consumidor cada vez mais maduro, o setor vive anos dourados, registrando recorde de faturamento nos últimos três anos. No período, 1,42 bilhão de unidades foram comercializadas, representando 15% do volume de negócios.

 

Setor quer autocuidado no calendário oficial da saúde

O autocuidado também é pauta de um movimento para criar uma resolução global sobre o assunto. Já no Brasil, o setor farmacêutico se mobiliza para acelerar a aprovação do Projeto de Lei 3099/2019, que institui no calendário oficial da saúde o Dia Nacional do Autocuidado. De autoria do deputado federal Juninho do Pneu (União-RJ), a proposta aguarda designação de relator na Comissão de Saúde da Câmara. A data já é celebrada em outros países no dia 24 de julho.

 

 

Foto: Reprodução
Fonte: Panorama Farmacêutico
IA da Panvel facilita atendimento nas farmácias

Criada recentemente, a IA da Panvel começou a ser utilizada em cinco farmácias da rede em abril e já está presente em 400 lojas. O Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial foi batizado como Sofia, e desenvolvido a partir dos modelos generativos ChatGPT, da OpenAI e Claude, da Anthropic.