O PIX na farmácia pode contribuir para transformar a experiência de consumo e, consequentemente, estimular a fidelização. E os números comprovam. De acordo com a plataforma de comparação de softwares Capterra, esse meio de pagamento é o favorito de 35% dos consumidores brasileiros. Há dois anos o percentual era de apenas 15%.
No entanto, muitas empresas ainda não fazem um bom uso do PIX e algumas sequer utilizam, apesar de o sistema estar em operação desde novembro de 2020. Mas como otimizar o uso dessa plataforma sem desregular o controle financeiro da sua loja? Relacionamos algumas dicas e vantagens para gestores implementarem a tecnologia no PDV.
- Não pense em PIX na farmácia com controles manuais
A confirmação do pagamento acontece em segundos e pode estar visível diretamente na tela do computador ou do dispositivo usado pelo balconista, mas desde que o PIX esteja integrado ao sistema de gestão do PDV. “Isso diminui o risco de incorreção nas transações, já que a automação dispensa a conferência manual via aplicativo ou contas bancárias da farmácia”, reforça Luis Mathias, gerente comercial da Procfit
Leia também: Receita Federal passa a monitorar transferências feitas com Pix
- Adote a modalidade QR Code Dinâmico
Ao cadastrar a chave PIX na instituição bancária onde sua farmácia mantém a conta, a loja pode aderir ao QR Code dinâmico, gerado em cada pagamento e no próprio sistema de check-out. É a garantia de que a transação foi concluída com pleno sucesso. “Dessa forma, o trabalho do balconista não depende da verificação manual das mensagens no celular do comprador ou das notificações do banco recebedor. A jornada de compra torna-se mais ágil e livre de complicações”, complementa Mathias
-
Explore melhor essa modalidade usando o WhatsApp
Se seu estabelecimento já utiliza o WhatsApp ou chats nas redes sociais como canal de vendas, o trâmite de pagamento pode ser mais fluido com a geração da cobrança pelo aplicativo da sua instituição bancária. Assim que ele pagar, você receberá a mensagem de confirmação do banco e também o comprovante.