Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Senador defende aprovação de canabidiol no SUS

Medicamentos à base de canabidiol no SUS

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

A implementação de medicamentos à base de canabidiol no SUS ganhou voz no Congresso Nacional.

 

Em pronunciamento nesta segunda-feira, dia 18, o senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu o uso medicinal do canabidiol em tratamentos na rede pública. As informações são da Agência Senado. O parlamentar, inclusive, reforçou o pedido para aprovar o projeto de sua autoria. O PL 89/2023 possibilita a instituição de uma política nacional de fornecimento gratuito de medicamentos formulados a partir de vegetal à base da substância.

 

O senador reiterou que, apesar de o Poder Judiciário conceder autorizações para importação do medicamento, o processo ainda é muito caro e burocrático. Paim ampara-se também em indicadores de mercado recentes para sustentar sua tese.

 

Leia também: Mudanças climáticas podem agravar quadro de doenças como dengue e zika

 

De acordo com o relatório sobre o impacto econômico da cannabis, desenvolvido pela consultoria Kaya Mind, em torno de 6 milhões de brasileiros podem ser beneficiados diretamente por tratamentos com canabidiol.

 

“Essa questão não é local, é global, e o Brasil não pode se furtar de sua responsabilidade. Estamos tratando de vidas, de dores, da dignidade da pessoa humana, do direito à saúde e ao bem-viver, e do direito à felicidade. Se a Anvisa já liberou para quem pode comprar, por que não assegura esse remédio – para fins medicinais — para aqueles pobres também? O Brasil tem a oportunidade de dar um passo significativo, importante, em direção a um sistema de saúde mais humanitário”, apontou.

 

Números justificariam canabidiol no SUS

Outros números referendam o potencial da cannabis no SUS. A venda de canabidiol em farmácias cresceu 122% no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram compilados pela Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides (BRcann), a partir da base da IQVIA.

 

Medicamentos à base de canabidiol no SUS
Medicamentos à base de canabidiol no SUS

 

Em números absolutos foram vendidas 100.653 unidades de produto entre julho a setembro, contra 45.365 unidades em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

“O ritmo do crescimento nas vendas do varejo demonstra uma nítida ampliação no acesso aos produtos de cannabis medicinal por este importante canal de distribuição que é o varejo. Neste movimento de buscar seus produtos nas farmácias, há ainda uma migração de pacientes que deixaram de optar pela importação e passaram a adquirir produtos que seguem o marco regulatório local”, afirma a presidente executiva da BRcann, Bruna Rocha.

 

Indústria de canabidiol em crescimento

O faturamento da indústria de canabinoides no varejo também apresentou crescimento robusto no terceiro trimestre deste ano. As vendas somaram R$ 39,8 milhões no período. No mesmo intervalo do ano passado, o setor movimentou R$ 18 milhões. A evolução foi de 120%.

 

 

Foto: ICTQ
Fonte: Panorama Farmacêutico
Medicamentos à base de canabidiol no SUS