E agora traz também o filho! Trata-se de Florisvaldo, que realizou seu primeiro curso de injetáveis em 1995, quando o Sincofarma ainda era no Largo do Paissandú. Seu certificado foi assinado por Pedro Zidoi.
Numa agradável surpresa, ontem recebemos um aluno ainda mais especial. Aliás, dois alunos. Um era o pai e o outro seu filho, que formaram a dupla para injetáveis: Florisvaldo Lima Domingues, 57 anos, veio com o filho, Pedro Henrique, de 19 anos, para o curso de Técnicas de Aplicação de Injetáveis, com as Professoras Veronica Soares e Bruna Lobo.
Os certificados e primeira apostila
Mas o inesperado não para por aqui. Florisvaldo fez o seu primeiro curso de injetáveis no dia 12 de setembro de 1995. Há quase três décadas que o aluno realiza este curso e tem a consciência da importância de se atualizar nas técnicas e normas de aplicação. Assim, já atualizou o seu certificado com 4 cursos de capacitação.
Florisvaldo com seus certificados
Em cada mão, o aluno segurava os seus certificados, intactos, em molduras de alumínio e dizia “Quando fiz o meu primeiro curso, praticamente quase ninguém tinha certificado na minha região de Santo Amaro. Conheci o Sincofarma nesta altura e já me associei. Descobri então que tinha um curso de injetáveis e fiz logo a minha inscrição”. Assim, Florisvaldo realizou o seu primeiro curso destinado a profissionais da saúde, para a capacitação das habilidades das Técnicas de Aplicação de Medicamentos, conforme as regulamentações da ANVISA.
Prof. Veronica Soares, Florisvaldo Lima , Pedro Henrique e o presidente do Sincofarma SP Natanael Aguiar Costa.
“Eu gosto muito daqui (diz ele sobre o Sincofarma). Na verdade, apenas o Pedro que ia fazer o curso. Aí resolvi trazer ele e fazer mais um curso no Sincofarma”, argumenta Florisvaldo.
Proprietário de Farmácia
Na época que realizou o primeiro curso, Florisvaldo ainda era balconista de uma drogaria. Hoje ele se orgulha em dizer que é um empresário e dono da Super Drogaria, situada na estrada do M.Boi Mirim, 2962 Bairro Vila Remo. “Em 2007 abri este meu estabelecimento e ainda trabalho como balconista”, diz Domingues. O Jaleco que ele trouxe para a prática do curso, tinha bordado o nome da sua farmácia e a frase: Com você na loja e na Casa .
“Como nunca é tarde, hoje curso a faculdade Anhembi Morumbi, com o curso de Farmácia e Bioquímica, e já estou no segundo semestre”, conta o futuro farmacêutico. Neste momento, seu filho, Pedro Henrique, comenta com muito orgulho “eu também faço faculdade de Farmácia e já vou para o terceiro semestre”, assim, teremos 2 doutores para a Super Drogaria.
Pedro Henrique começou a trabalhar na farmácia do pai há quase 3 anos. Até sabe aplicar injeção, respondeu um tanto tímido por ainda não ter certificado, que aprendeu com o pai, que diz “primeiro tem que tirar o certificado, porque não vale de nada saber e não ter o certificado”.
O pai deseja deixar um legado para o filho “Eu já estou trabalhando ele para isso. A vida é feita de oportunidades. Nada de ficar dependente de ninguém. Vai ser meu sucessor”, diz o pai todo inflado ao falar do Pedro, que também é encantado pelo que faz.
Super Drogaria Farmácia é a empresa de Florisvaldo
O dono da drogaria no M.Boi Mirim é muito feliz na sua profissão “Hoje amo o que faço. Entrei sem saber varrer o chão” mostrando saber da necessidade de realizar todos os trabalhos na loja.
Turma desta semana do curso de Injetáveis
Técnicas de Injetáveis
O objetivo das Técnicas de Aplicação de Injetáveis é de capacitar, mediante teórico-prático, o profissional a compreender as legislações pertinentes para a administração de medicamentos injetáveis, em farmácias, segundo a Lei n.º 5.991/1973, a RDC n.º 44/2009 da Anvisa e a RDC n.º 499/2008 do CFF. Apresentar e permitir treinamento da prática de técnicas de aplicação de injetáveis, para os mesmos poderem realizar de forma ética, segura e eficiente.
Público Alvo
Farmacêuticos; estudantes de graduação de cursos da área da saúde; profissionais da área da saúde; profissionais atuantes em farmácias(com ensino médio concluído). Todos os participantes do curso devem ter a partir de 18 anos.
Próxima turma, dia 29 de fevereiro. Inscrições e mais detalhes sobre o curso, clique aqui!
Fotos e Fonte: Sincofarma SP