Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.
Sincofarma SP

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Brasil: Losartana, dipirona, sildenafila e tadalafila nas lista dos genéricos mais vendidos em 2023

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Os medicamentos genéricos são uma opção segura, eficaz e economicamente acessível para os pacientes

Segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), a losartana, o analgésico dipirona e os estimulantes sexuais sildenafila e tadalafila estão na lista de medicamentos genéricos mais vendidos em 2023. No País, o aumento da comercialização de genéricos em 2023 em relação ao ano anterior chegou a 5%.

Os medicamentos genéricos são produtos farmacêuticos que contêm os mesmos princípios ativos, na mesma dose e forma farmacêutica, e são equivalentes terapêuticos aos medicamentos de referência. A principal característica dos genéricos é a ausência de marca, sendo identificados pelo nome do princípio ativo. Eles são desenvolvidos após a expiração da patente do medicamento de referência, o que permite a entrada de concorrentes no mercado, promovendo a concorrência e, consequentemente, a redução de preços. 

 

Leia também: Deputado apresenta projeto de lei que torna obrigatória a venda fracionada de medicamentos

 

Os medicamentos genéricos são uma opção segura, eficaz e economicamente acessível para os pacientes, contribuindo para a ampliação do acesso aos tratamentos médicos. No entanto, é fundamental que sejam prescritos e utilizados sob a orientação de profissionais de saúde, garantindo a segurança e eficácia no tratamento.

 

Fonte: CFF
Foto: Reprodução
IA da Panvel facilita atendimento nas farmácias

Criada recentemente, a IA da Panvel começou a ser utilizada em cinco farmácias da rede em abril e já está presente em 400 lojas. O Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial foi batizado como Sofia, e desenvolvido a partir dos modelos generativos ChatGPT, da OpenAI e Claude, da Anthropic.