Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.
Sincofarma SP

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Anvisa e Receita Federal realizam operação para combate à importação irregular

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Objetivo é intensificar a vigilância e o controle de dispositivos médicos que entram no país.

 

 

Servidores da Anvisa e da Receita Federal que atuam no estado de São Paulo realizaram, entre os dias 17 e 20 de maio, uma operação conjunta no Aeroporto Internacional de Guarulhos, para combater a importação irregular de produtos sujeitos à intervenção sanitária, trazidos por passageiros em suas bagagens acompanhadas.

A ação foi conduzida em resposta à realização de uma grande feira internacional de saúde que ocorre em São Paulo. A operação visou intensificar a vigilância e o controle de dispositivos médicos que entram no país.

 

 

O grande fluxo de participantes internacionais no evento de saúde aumenta o risco de entrada de dispositivos médicos não regularizados pela Anvisa, que são potencialmente inseguros para a população brasileira. Os produtos irregulares seriam importados na bagagem dos passageiros de forma clandestina e sem a anuência da Anvisa.

 

Leia Mais: Anvisa começa testes com sistema para medicamentos controlados

 

Durante a operação, foram emitidos mais de 70 termos de interdição, o que representou a apreensão de aproximadamente 830 kg dos mais variados dispositivos médicos.

Os passageiros envolvidos estão sob investigação e sujeitos a procedimentos legais por tentarem burlar os controles aduaneiros e sanitários.

 

Fonte: Anvisa
Foto: Anvisa
IA da Panvel facilita atendimento nas farmácias

Criada recentemente, a IA da Panvel começou a ser utilizada em cinco farmácias da rede em abril e já está presente em 400 lojas. O Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial foi batizado como Sofia, e desenvolvido a partir dos modelos generativos ChatGPT, da OpenAI e Claude, da Anthropic.