Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.
Sincofarma SP

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Ranking revela produtos que mais crescem nas farmácias

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Os não medicamentos ganham cada vez mais relevância entre os produtos que mais crescem nas farmácias. Segundo estudo da IQVIA, dos 30 itens cujo faturamento registrou o maior avanço nos 12 meses até março, 15 pertencem a essa categoria. O ranking revela ainda uma surpresa na liderança.

 

A outra metade corresponde aos remédios vendidos sob prescrição médica (Rx). Ou seja, os medicamentos isentos (MIPs) ficaram de fora da relação.

Produtos que mais crescem nas farmácias: acabou o gás, Ozempic?

Apesar de o Ozempic, medicamento à base de semaglutida da Novo Nordisk, ter sido o campeão de faturamento em 2023, ele não lidera a relação quando o assunto é crescimento.

O remédio ocupa apenas a terceira colocação, com avanço de R$ 272 milhões no período. À sua frente estão o Forxiga, comprimido da AstraZeneca contra o diabetes; e o Carmed, hidratante labial da Cimed.

O que explica?

Várias são as possíveis explicações para o crescimento menos acelerado do Ozempic. Um deles data bem do início dessa análise.

Em abril do ano passado, a Novo Nordisk afirmou que, devido a uma demanda acima do esperado, enfrentaria dificuldades para manter o abastecimento do medicamento. A situação foi normalizada apenas cinco meses depois, em setembro de 2023.

Além disso, tanto Forxiga como Ozempic são medicamentos para o diabetes, sendo que o primeiro não é de alto custo e, com isso, torna-se mais acessível aos pacientes.

 

 

Leia também: Ranking dos 10 analgésicos mais vendidos no Brasil em unidades

 

Não medicamentos crescem menos

Apesar de estar em pé de igualdade quando o assunto é a quantidade de produtos que mais cresceram nas farmácias, os não medicamentos ainda não acompanham o avanço dos medicamentos.

Entre os cinco primeiros, apenas o Carmed figura. Entre os dez, somente Pampers, da P&G, e Siage, da Eudora, entram na relação.

 

Top 30 do crescimento nas farmácias
(Crescimento nas farmácias no MAT março/24 em milhões de reais)

 
 
Fonte: Panorama Farmacêutico
Foto: Panorama Farmacêutico
 
IA da Panvel facilita atendimento nas farmácias

Criada recentemente, a IA da Panvel começou a ser utilizada em cinco farmácias da rede em abril e já está presente em 400 lojas. O Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial foi batizado como Sofia, e desenvolvido a partir dos modelos generativos ChatGPT, da OpenAI e Claude, da Anthropic.