A farmácia mais antiga da Argentina carrega quase dois séculos de história. Fundada em 1834, a Farmacia de la Estrella tornou-se um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires ao manter até os dias de hoje todo o mobiliário da época. As informações são do El Destape.
A história do estabelecimento confunde-se com a do país não apenas pela localização em Montserrat, mais tradicional bairro da capital argentina e palco de endereços como a Plaza de Mayo e a Casa Rosada. Afinal, foi um importante político argentino que reivindicou a abertura da farmácia. Além disso, os profissionais do estabelecimento são os únicos autorizados a entrar na sede da presidência, para atender os funcionários do governo federal.
O primeiro presidente da Argentina, Bernardino Rivadavia, queria um estabelecimento de saúde capaz de se tornar um modelo para toda a América do Sul. Seu primeiro endereço foi em Belgrano y Defensa, bem em frente à Igreja de Santo Domingo. A vizinhança não era uma coincidência. A ideia era que, em caso de emergência, bastasse ao paciente procurar a torre da paróquia como referência para chegar à drogaria.
Farmácia mais antiga da Argentina teve comando de imigrantes
O primeiro gestor da farmácia mais antiga da Argentina foi Paolo Ferrari, um imigrante italiano que já havia trabalhado como bioquímico e boticário. Quatro anos depois, ele vendeu a loja para outro estrangeiro. Silvestre Demarchi, que era suíço-italiano, buscou em suas raízes fundos e mão de obra para o estabelecimento. Com capital, profissionais capacitados e o apoio dos filhos, o negócio começou a prosperar.
Expansão e marca própria
Falar sobre a expansão de redes de farmácias e o estabelecimento de marca própria pode parecer algo moderno, mas já era realidade para a Farmacia de la Estrella. Pouco antes de 1860, a companhia ganhava corpo. Além da criação de filiais em outras cidades argentinas, como Córdoba, Rosário e San Nicolás, a empresa chegou até mesmo a contar com um PDV em Montevidéu, capital do Uruguai.
Em paralelo, o filho de Silvestre, Antonio Demarchi, ergueu um laboratório em parceria com o empresário local Domingo Parodi. Foi nesse local que as primeiras fórmulas foram desenvolvidas. Mas o grande sucesso não foi um medicamento, e sim a marca de algodão Estrella, presente no mercado argentino até hoje. Do complexo também saíram medicamentos tradicionais como a Hesperidina, para digestão, e as pastilhas para tosse Parodi.
Com o avanço da operação, a farmácia mudou de endereço em 1895 e passou a ocupar a esquina entre as ruas Alsina e Defensa, onde se mantém até hoje. Para não perder o costume, foi posicionada nas proximidades de uma igreja – a Basílica e Convento de São Francisco de Assis.
Farmácia, mas pode chamar de museu
De 1895 para cá, pouco mudou na Farmacia de la Estrella. Os balcões e a balança da década de 1930 ainda compõem o cenário. Nas prateleiras de madeira, frascos utilizados nos anos 1930 e 1940 seguem expostos.
Além disso, o estabelecimento conta com obras de arte adornando suas paredes e teto. “Para cuidar das peças, temos que moderar o uso do ar-condicionado”, relatou Alejandro Cardelli, outro sócio-proprietário da farmácia, em entrevista para o Infobae em 2019.
Para o gerente Alberto Paredes, o visual da loja representa um dos grandes diferenciais da drogaria. “Felizmente não nos parecemos com a Farmacity (uma das principais redes de farmácia do país). Nosso público é o tradicional, que nos visita para sentir o cheiro de farmácia tradicional”, explica.
Farmácia esteve perto de encerrar operações
Em 1964, o empreendimento quase fechou as portas. Mas, com a ajuda dos vizinhos e do arquiteto José Maria Peña, a farmácia foi restaurada e pôde, cinco anos depois, ser declarada patrimônio histórico pelo governo da província de Buenos Aires, assim como todo o centro histórico de Montserrat. Só que, de acordo com Paredes, o poder público não fornece nenhuma ajuda de custo ao negócio.
Atualmente, a farmácia, além de vender medicamentos e produtos de higiene e beleza, é classificada como museu e figura em diferentes guias turísticos. Enquanto vive mergulhada na história, a empresa também se modernizou e conta até com e-commerce.