Obesidade, alimentação inadequada e os extremos da idade são alguns fatores de risco para a diabetes gestacional
Nos últimos anos, um preocupante aumento nos casos de diabetes gestacional tem chamado a atenção de especialistas em saúde materna. Os profissionais têm observado um crescimento desta condição, que ocorre quando o corpo da mulher grávida não consegue produzir insulina suficiente para lidar com as necessidades adicionais impostas pela gravidez.
Entre os fatores de risco que contribuem para o aumento dos casos estão a elevação das taxas de obesidade, sedentarismo e idade.
“A alimentação inadequada e a falta de atividade física são determinantes críticos”, explica o Dr. Marcio Sakita, ginecologista e obstetra do Hospital Vitória Anália Franco. “Esses hábitos aliados à idade – tanto em relação às mulheres que engravidam muito jovens como àquelas que ficam gravidas mais tarde -influenciam diretamente na resistência à insulina, um fator chave no desenvolvimento do diabetes gestacional”, complementa.
A doença ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente para lidar com as necessidades adicionais impostas pela gravidez. Esta condição pode levar a complicações tanto para a mãe quanto para o bebê, incluindo o risco de parto prematuro, macrossomia – quando o bebê nasce com peso excessivo – e uma maior probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.
Leia também: 5 dicas para manter o tratamento da diabetes
Diagnóstico e tratamento
Além disso, o diagnóstico de diabetes gestacional está mais preciso e frequente, graças ao aprimoramento das técnicas de triagem e monitoramento pré-natal.
As mulheres são submetidas ao teste de tolerância à glicose, aumentando a detecção precoce da condição, mesmo assim, o especialista alerta: “A maioria dos casos de diabetes gestacional é assintomática fato que nos preocupa. Entretanto, os exames são realizados com mais frequência”.
O tratamento do diabetes gestacional inclui mudanças na dieta, controle do peso, atividade física regular e, em alguns casos, a necessidade do uso de medicamentos.
Portanto, especialistas enfatizam a importância da prevenção e do manejo adequado do diabetes gestacional.
É recomendado que mulheres mantenham um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos.
Durante a gravidez, é essencial seguir as orientações médicas, realizar os exames pré-natais de forma adequada e monitorar rigorosamente os níveis de glicose no sangue.