Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.
Sincofarma SP

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Farmácias populares passam a oferecer remédios para Parkinson, glaucoma, rinite e colesterol alto

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Palestra online gratuita para orientar sobre este assunto e outros acontece sobre o Programa acontece dia 23/07/2024

 

 

Em celebração aos 20 anos do Programa Farmácia Popular do Brasil, o Ministério da Saúde inclui, a partir desta quarta-feira (10), remédios para tratamento de glaucoma, rinite colesterol alto e doença de Parkinson ao rol de medicamentos que podem ser retirados de graça ou com 90% dos custos subsidiados.

A expectativa, segundo a pasta, é que cerca de 95% dos insumos necessários para acompanhamento dessas doenças passem a ser supridos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que pode gerar uma economia média anual aos pacientes de aproximadamente R$ 400. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 3 milhões de pessoas cadastradas, com alguma dessas patologias, serão beneficiadas pela decisão.

O Programa Farmácia Popular do Brasil tem como objetivo complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na atenção primária à saúde, em parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Dessa forma, além das unidades básicas de Saúde e farmácias municipais, o cidadão pode obter medicamentos nas farmácias e drogarias credenciadas ao programa.

Além dos remédios incluídos agora, constam na lista medicamentos para diabetes, asma e hipertensão. No último ano foram incluídos remédios para tratamento da osteoporose e anticoncepcionais. “[Agora] o programa também oferece medicamentos de forma subsidiada para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. Nesses casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia”, descreveu o órgão do governo federal.

 

 

Desde a implantação, no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2004, estima-se que 70 milhões de pessoas tenham sido beneficiadas pelo programa. “Além disso, os 55 milhões de brasileiros que são beneficiários do Bolsa Família passaram a ter acesso a todos os medicamentos disponíveis no programa de forma totalmente gratuita. Para retirar, basta o usuário ir até a farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF”, infirmou a pasta.

Em caso de beneficiários do Bolsa Família, a comprovação do vínculo com o benefício ocorrerá automaticamente pelo sistema, não sendo necessário cadastro prévio.

 

 

Clique aqui e acesse o comunicado oficial do Ministério da Saúde

 

 

No Sincofarma, temos o prazer de oferecer palestras orientativas sobre o Programa Farmácia Popular, visando informar e capacitar profissionais de farmácia, gestores e equipe de atendimento para melhor atender os clientes e pacientes.

 

 

Palestra Online Gratuita – 23/07

O Sincofarma, em parceria com a Inforpop Pharma e seu gestor Hebert Freire, apresenta um evento imperdível para esclarecer e desvendar mitos e verdades do Programa Farmácia Popular.

 

Objetivo:

  • Informar e capacitar profissionais de farmácia, gestores e equipe de atendimento.
  • Destaques: Principais mudanças no sistema do Governo, vantagens, valores e facilidades do programa.

Público Alvo:

  • Todos os interessados!

Participe e fique por dentro das novidades!

 

 

Fonte: Gazeta do Povo