A venda de não medicamentos nas farmácias brasileiras vem ancorando o avanço do setor. De acordo com indicadores da Close-Up International, a categoria teve crescimento de 15,4% em valores nos últimos 12 meses até julho de 2024. Como parâmetro, os medicamentos de prescrição (MPX) tiveram alta de 8,4%, enquanto os MIPs registraram evolução de apenas 6%.
Nesse período, o setor movimentou R$ 147,8 bilhões em vendas, dos quais R$ 47,1 bi corresponderam aos não medicamentos. A participação desse segmento no volume de negócios também registrou aumento. Na comparação com os 12 meses anteriores, o share passou de 30,9% para 32,2%.
Evolução nas vendas em R$ desconto
MAT 07/23 | MAT 07/24 | Cresc. MAT | |
Total | R$ 134,3 bi | R$ 147,8 bi | 10% |
MPX | 53,8% | 53% | 8,4% |
NMED | 30,9% | 32,2% | 14,7% |
MIPs | 15,3% | 14,8% | 6% |
Não medicamentos nas farmácias também crescem em unidades
Outro dado importante é que em unidades, nos últimos 12 meses, o crescimento das não medicamentos nas farmácias e também das demais categorias supera em três pontos percentuais a evolução registrada em agosto de 2023. “E nesse quesito, o mercado acelerou em todas as categorias. No caso dos MIPs, mesmo com o inverno de 2024 muito mais quente que o normal, as vendas se mantiveram estáveis, mas ainda assim, é uma performance melhor em relação a 2023, quando havia retração em torno de 4%”, relata Ivan Engel, diretor de serviços e insights da Close-Up International.
Na análise por nicho de farmácia, as associativistas continuam crescendo percentualmente acima do mercado, puxadas principalmente pela Febrafar, que cresceu 14,2% neste período. No caso das redes, o destaque fica com a Abrafarma que cresceu 12,7%, bem acima das demais redes de farmácias.
Já os PDVs independentes crescem apenas 6,5%, muito em função de uma retração do número de farmácias de bairro. “Depois do fim da pandemia, esse segmento vem desacelerando e o número de fechamentos de lojas aumenta de forma expressiva”, complementa.
Vendas por nicho de farmácia nos últimos 12 meses até julho/24
(em bilhões de R$ e percentual sobre montante geral)
Abrafarma 70,6 (48%)
Outras redes 14,1 (10%)
Febrafar 24,3 (16%)
Outras associativistas 2 (1%)
Independentes 31,3 (21%)
Farmácias digitais 0,9 (1%)
Outras farmácias 4,4 (3%)
Fonte: Close-Up International
Cabe lembrar que todos os dados citados estão a preços de custo do varejo, que se equivalem aos preços de venda da distribuição. A Close-Up também contabiliza o mercado a preços finais ao consumidor. Nesse contexto, o canal farmácia totalizou quase R$ 210 bilhões nos últimos 12 meses.
A consultoria realizará seu evento anual para o mercado farmacêutico na próxima terça-feira, dia 8 de outubro. Na oportunidade, serão apresentadas análises mais detalhadas que pretendem ajudar o mercado a tomar decisões mais precisas sobre os planos para 2025 e entender o cenário em 2024.