A gestão dos chamados remédios pré-vencidos, como também são definidos os medicamentos perto do prazo de validade, exigem atenção redobrada de todos os colaboradores do PDV. Isso porque a perecibilidade – quando um produto não tem condição de consumo mesmo dentro da validade – e o vencimento são os principais motivos de quebras operacionais no varejo, responsáveis por 39% dos casos.
Além disso, a má gestão desses produtos pode levar a perdas financeiras, de credibilidade e até mesmo sanções legais. Para elencar as melhores práticas no trato desses itens e explicar o papel da tecnologia nessa atividade, o Panorama Farmacêutico consultou o especialista Victor Paula, coordenador de implantação na Procfit.
Dinâmica dos medicamentos perto do prazo de validade?
Segundo Paula, a dinâmica envolvendo os medicamentos perto do prazo de validade requer uma atenção maior do que em produtos de bomboniere. “O cliente que adquire um pacote de salgadinho próximo ao vencimento tende a consumi-lo imediatamente e o fato de ele estar a um, dois ou cinco dias do vencimento não inibe o impulso de compra do cliente. Já para considerar um medicamento como pré-vencido, é necessário levar em conta o giro que ele tem na loja”, ressalta.
Produtos de curva A, por exemplo, costumam ser considerados pré-vencidos quando faltam 90 dias para sua data de validade. Porém, itens com saída mais baixa devem receber especial atenção com até 180 dias de antecedência.
Tecnologia é aliada na gestão de medicamentos pré-vencidos
Paula aponta que, apesar de a tecnologia não conseguir lidar sozinha com a gestão de medicamentos pré-vencidos, é uma grande aliada nessa atividade. “Ela é como uma voz da consciência para o colaborador, avisando que um lote específico está próximo da validade”, afirma.
Segundo o especialista, sistemas de ERP conseguem rastrear e indicar os produtos em risco de vencer, mas cabe à equipe da loja fazer as adequações necessárias. O coordenador aponta as seguintes estratégias:
- Rotação de estoque: os produtos devem ser alocados na prateleira de forma estratégica. Os itens mais próximos do vencimento devem estar na frente e os mais distantes devem estar atrás. Além disso, vale posicionar os produtos que já estão dentro da margem de pré-vencidos em um local pensado para que o cliente consiga identifica-los com facilidade
- Dividir a loja por categorias: assim, ficará mais fácil acompanhar a vida útil de cada produto
- Precificação dinâmica: ao identificar o risco de vencimento, o produto deve ser precificado com um desconto mais agressivo, para facilitar sua venda
- Realizar análises periódicas dos produtos
- Treinar sua equipe: um time bem treinado é essencial para identificar um possível risco de perdas
E se minha gestão não for eficiente?
Paula finaliza a conversa com um alerta para aqueles gestores que ainda não reconheceram a importância de uma gestão assertiva dos medicamentos pré-vencidos. “O prejuízo financeiro é o menor dos problemas”, garante.
Segundo o especialista, a venda de um produto próximo do vencimento pode interferir, e muito, no seu relacionamento com o cliente. “Em uma era que falamos tanto sobre fidelização e em um mercado com uma concorrência tão forte, motivos como esse fazem com que o cliente não volte mais na loja”, destaca.