Farmacêutica nacional comercializará dois produtos no país
Com o objetivo de expandir o mercado nacional de cannabis, uma parceria entre Teuto e MediPharm Labs trará dois novos produtos à base da planta para o país. Os itens são full spectrum, ou seja, não contém apenas canabidiol, e já contam com aprovação da Anvisa.
“A parceria com a MediPharm permitirá que o Teuto cresça mais rapidamente nesse mercado, oferecendo produtos de espectro total com a mais alta qualidade para os pacientes brasileiros”, comenta o CEO do laboratório, Marcelo Henriques.
O aval da agência regulatória veio nos últimos dias de 2024, mais precisamente em 30 de dezembro. Em um comunicado oficial, a companhia declarou que as empresas “trabalharam em conjunto no processo de aprovação pela Anvisa, que incluiu registros de produtos em nível farmacêutico, extensa documentação de controle de qualidade e respostas a diversas solicitações de informações ao longo de meses”.
Parceria entre Teuto e MediPharm significa entrada em “grande mercado”
O CEO da companhia canadense MediPharm, David Pidduck, exaltou o mercado nacional, afirmando que quanto mais elevado o nível regulatório e mais complexos e específicos os padrões de qualidade em um país, melhor é para o laboratório. “A colaboração tem como objetivo ampliar a oferta de cannabis medicinal no Brasil, com foco em cuidados paliativos e tratamentos relacionados ao sistema nervoso central”, afirma.
A expectativa é de que os primeiros embarques aconteçam ainda no começo do ano, assim que licenças de importação e exportação forem emitidas pela Anvisa e Health Canada.
Extrato de cannabis está em evidência
E não são apenas esses produtos full spectrum a chegar ao mercado nacional. Na última semana, a GreenCare anunciou ter recebido aval para estudar o extrato de cannabis. A companhia também anunciou o investimento de R$ 25 milhões em P&D.