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Desconfiança leva 48% dos brasileiros a suspenderem compras online

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Estudo da Serasa Experian aponta que a percepção de segurança digital caiu

 

 

As compras online vivem dois momentos diametralmente opostos. Por um lado, o volume de vendas fechados por aplicativos e sites cresce. Mas, do outro, a confiança dos consumidores nesse modal caiu.

A desconfiança em um app ou e-commerce já motivou a desistência da compra para 48% dos brasileiros, segundo o Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024, da Serasa Experian.

O que também apresentou queda foi a crença de que as empresas adotam medidas eficazes para a proteção do consumidor. No estudo passado, 51% dos respondentes haviam afirmado acreditar nisso. Agora, o montante caiu para 43%.

“Com esses insights, surge a oportunidade de as empresas investirem em soluções robustas de autenticação e prevenção à fraude para garantir a confiança dos consumidores no ambiente online”, comenta Caio Rocha, diretor de produtos de autenticação e prevenção à fraude da datatech.

 

 

 

 

Sites falsos são o maior pesadelo do consumidor 

Perguntados pela Serasa Experian, os consumidores elencaram seus maiores medos na hora de fechar uma compra digitalmente. O risco de cair em um site falso liderou, com 41% das respostas, empatado com o uso indevido de dados. O vazamento de dados (37%) completa o pódio.

 

 

Volume de compras online, por outro lado, cresceu 

A desconfiança em aplicativos e sites não abalou o comércio online. Também 48% dos respondentes afirmou fazer entre uma e três compras digitais por mês. Na comparação com 2023, a atividade registrou um crescimento médio de 1,6 ponto percentual.

 

 

 

Fonte: Panorama Farmacêutico
Foto: Freepik