Estudo da Serasa Experian aponta que a percepção de segurança digital caiu
As compras online vivem dois momentos diametralmente opostos. Por um lado, o volume de vendas fechados por aplicativos e sites cresce. Mas, do outro, a confiança dos consumidores nesse modal caiu.
A desconfiança em um app ou e-commerce já motivou a desistência da compra para 48% dos brasileiros, segundo o Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024, da Serasa Experian.
O que também apresentou queda foi a crença de que as empresas adotam medidas eficazes para a proteção do consumidor. No estudo passado, 51% dos respondentes haviam afirmado acreditar nisso. Agora, o montante caiu para 43%.
“Com esses insights, surge a oportunidade de as empresas investirem em soluções robustas de autenticação e prevenção à fraude para garantir a confiança dos consumidores no ambiente online”, comenta Caio Rocha, diretor de produtos de autenticação e prevenção à fraude da datatech.
Sites falsos são o maior pesadelo do consumidor
Perguntados pela Serasa Experian, os consumidores elencaram seus maiores medos na hora de fechar uma compra digitalmente. O risco de cair em um site falso liderou, com 41% das respostas, empatado com o uso indevido de dados. O vazamento de dados (37%) completa o pódio.
Volume de compras online, por outro lado, cresceu
A desconfiança em aplicativos e sites não abalou o comércio online. Também 48% dos respondentes afirmou fazer entre uma e três compras digitais por mês. Na comparação com 2023, a atividade registrou um crescimento médio de 1,6 ponto percentual.