Sincofarma SP

La Roche-Posay não retirou de circulação cremes antiacne no Brasil

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Lote de Effaclar Duo foi recolhido nos Estados Unidos; produto brasileiro não tem a mesma fórmula

 

 

O que estão compartilhando: que a empresa L’Oréal emitiu um recall para todos os lotes do creme antiacne La Roche-Posay Effaclar Duo Dual devido à descoberta de uma substância cancerígena no produto.

 

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O recall foi voluntário e feito para um único lote do creme, que está em circulação apenas nos Estados Unidos (EUA). A versão do produto que é comercializada no Brasil não tem na composição o peróxido de benzoíla, um ingrediente que quando degradado pode se transformar em benzeno, este sim uma substância prejudicial à saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) explicou que o recolhimentos dos produtos não tem impacto nos consumidores brasileiros, porque o peróxido de benzoíla é um ingrediente proibido nos cosmésticos comercializados no País. A Food and Drug Administration (FDA), agência sanitária dos EUA, informou que é baixo o risco de pessoas desenvolveram câncer pelo uso dos produtos dermatológicos testados nos quais foram detectados benzeno.

 

Saiba mais: No dia 11 de março, a FDA publicou os resultados de testes de contaminação por benzeno (conhecido por ser uma substância cancerígena) feitos em 95 produtos para acne que têm em sua composição o peróxido de benzoíla. Em seis deles, a agência encontrou níveis elevados de benzeno, dentre eles o creme Effaclar Duo Dual Action Acne Treatment, produzido pelo laboratório La Roche-Posay, pertencente ao grupo L’Oréal.

Nas redes sociais, passaram a circular informações que podem levar os consumidores ao engano, como: “L’Oréal emitiu um recall para todos os lotes do creme antiacne Effaclar Duo”, “consumidores que possuem o Effaclar Duo devem interromper o seu uso imediatamente” e “laboratório independente em Connecticut detectou concentrações perigosas de benzeno em creme há um ano!”, esta última, sugerindo uma suposta negligência da FDA.

 

Produto da La Roche não consta em teste independente

Um laboratório que produz pesquisas independentes dos Estados Unidos chamado Valisure publicou um estudo, em março de 2024, no qual alertava para alta quantidade de benzeno em produtos para tratamento de acne que contém o ingrediente peróxido de benzoíla (BPO).

Os autores concluem que medicamentos com BPO são fundamentalmente instáveis ​​e podem gerar níveis inaceitáveis de benzeno quando manuseados ou armazenados em temperaturas mais altas, especificamente: 37°C (98,6°F), 50°C (122°F) e 70°C (158°F).

O estudo diz que os resultados foram preocupantes para sete produtos específicos:

  1. Equate Beauty 2.5% BPO cleanser 4 oz (118 mL);
  2. Neutrogena 10% BPO cleanser 5 oz (148 mL);
  3. CVS Health 10% BPO face wash 6.6 oz (195 mL);
  4. Walgreens 10% BPO cream 1.12 oz (33 mL);
  5. Clean & Clear 10% BPO cleanser 5 oz (148 mL);
  6. Equate Beauty 10% BPO acne wash 5.5 oz (163 mL);
  7. Proactiv 2.5% BPO cleanser 4 oz (118 mL).

 

A empresa submeteu o resultado à FDA e pediu que o órgão retire do mercado produtos que contêm BPO.

Na semana passada, a FDA apresentou os resultados dos testes que obteve em diferentes cremes para acne contendo peróxido de benzoíla. Os resultados foram menos alarmantes.

A agência testou 95 produtos para verificar se havia contaminação por benzeno e concluiu que 90% da amostra tinha níveis indetectáveis ou extremamente baixos da substância cancerígena. Em seis produtos, a FDA encontrou níveis elevados de benzeno. São eles:

  1. La Roche-Posay Effaclar Duo Dual Action Acne Treatment. Lote MYX46W, com validade em abril de 2025;
  2. Walgreens Acne Control Cleanser. Lote 23 09328, com validade em setembro de 2025;
  3. Proactiv Emergency Blemish Relief Cream Benzoyl Peroxide 5%. Lotes V3305A; V3304A, com validade em outubro de 2025;
  4. Proactiv Skin Smoothing Exfoliator. Lote V4204A, com validade em julho de 2025;
  5. SLMD Benzoyl Peroxide Acne Lotion. Lote 2430600, com validade em março de 2025;
  6. Walgreens Tinted Acne Treatment Cream. Lote 49707430, com validade em março de 2026.

 

A FDA informou que as empresas concordaram voluntariamente em recolher do varejo os lotes listados acima e explicou que mesmo com o uso diário desses produtos por décadas, é baixo o risco de uma pessoa desenvolver câncer devido à exposição ao benzeno encontrado neles.

 

Laboratório independente fez testes sem validação

A pedido do Verifica, a biomédica Mestre em Farmacologia e Terapêutica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Franciele Giongo analisou o estudo feito pelo Valisure. Ela informou que a metodologia utilizada pelo laboratório não possui validação científica, e os resultados encontrados foram obtidos sob condições artificiais.

Giongo explica que é verdade que o calor acelera a decomposição do peróxido de benzoíla, gerando benzeno, mas que os resultados divulgados pelo laboratório são alarmistas pois se baseiam em experimentos realizados sob temperaturas extremamente elevadas.

“O teste, conduzido sob condições de estresse térmico excessivo, produz, portanto, resultados artificiais”, explicou ela.

A própria FDA salientou a importância de que laboratórios terceirizados usem métodos de testes validados para que seus resultados sejam confiáveis. Caso contrário, podem produzir resultados imprecisos, levando à confusão do consumidor.

Em documento em que a FDA explica os requisitos de métodos validados, a agência cita estudos feitos pela Valisure como exemplos a não serem seguidos.

“Eles não conseguem afirmar que utilizam técnicas analíticas adequadas para a substância que estão tentando medir e/ou detectar”, informa um trecho da seção “Exemplos modernos de validação inadequada de métodos”, na página 3.

 

 

 

 

Recall foi de um único lote

recall — retirada de produtos do mercado que foram identificados como inseguros ou que apresentam falhas que podem causar danos aos consumidores — do creme da La Roche-Posay Effaclar Duo Dual é voluntário e somente para o lote MYX46W, com data de validade para abril de 2025.

Em nota enviada ao Estadão Verifica, a L’Oréal informou que, embora os níveis de benzeno encontrados no produto não representem um risco de segurança, a La Roche-Posay decidiu remover proativamente do mercado as unidades da atual formulação de Effaclar Duo com peróxido de benzoíla para acne, comercializada especificamente nos Estados Unidos.

 

 

Não há orientação para interromper uso do produto

A FDA explicou que o recall está sendo feito somente no nível do varejo. Isso significa que os varejistas dos Estados Unidos que possuem unidades do lote MYX46W do creme La Roche-Posay Effaclar Duo Dual são orientados a remover os produtos das prateleiras das lojas e dos mercados online. A agência não instrui especificamente os consumidores a tomarem medidas em relação aos produtos atualmente em sua posse.

A biomédica Franciele Giongo garante que o peróxido de benzoíla é um excelente medicamento para o tratamento da acne, amplamente testado quanto à sua eficácia e segurança.

“O público pode ficar tranquilo em relação à exposição ao benzeno: ela não está ocorrendo”, escreveu ela em nota enviada ao Verifica. “Estudos posteriores já investigaram a presença de benzeno na corrente sanguínea de quem utiliza peróxido de benzoíla e não encontraram qualquer tipo de correlação”.

No Brasil, é proibido o peróxido de benzoíla em produtos cosméticos. Foi o que informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em nota enviada ao Verifica.

Estadão Verifica entrou em contato com o laboratório Valisure e com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mas não teve retorno.

 

 

 

Fonte: Estadão
Foto Reprodução