Dia D de Vacinação contra a Gripe reforça papel estratégico das farmácias na saúde pública

Sincofarma SP

Dia D de Vacinação contra a Gripe reforça papel estratégico das farmácias na saúde pública

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Neste sábado, 10 de maio, o Governo de São Paulo promove o Dia D de vacinação contra a gripe, uma grande mobilização estadual com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reforçar a importância da imunização contra o vírus Influenza antes da chegada do inverno — período em que a circulação do vírus é mais intensa.

A campanha envolve todos os 645 municípios paulistas e é voltada especialmente aos grupos prioritários, como crianças de até 6 anos, gestantes, puérperas, idosos, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde. Ao todo, mais de 19,3 milhões de pessoas estão entre os públicos-alvo. No entanto, até o momento, apenas 16,1% desse público foi vacinado, número muito abaixo da meta estabelecida de 90% de cobertura.

 

FARMÁCIAS: PROTAGONISTAS NO ACESSO À VACINAÇÃO

Diante da baixa adesão e da necessidade de facilitar o acesso da população às vacinas, as farmácias ganham destaque como aliadas fundamentais para fortalecer as estratégias de saúde pública. Além de estarem distribuídas em todas as regiões do estado, essas unidades oferecem conveniência, confiança e acessibilidade.

Com a devida habilitação, farmacêuticos podem aplicar vacinas de forma segura e eficaz, ampliando a rede de imunização e contribuindo ativamente para a prevenção de doenças. “As farmácias podem e devem ser pontos permanentes de vacinação, ajudando a aumentar a cobertura vacinal e reduzindo a sobrecarga das unidades de saúde pública, destaca o Sincofarma-SP.

 

OPORTUNIDADE PARA FARMACÊUTICOS: CURSO DE HABILITAÇÃO EM VACINAÇÃO

Programa de Formação e Habilitação de Vacinação para Farmacêuticos

 

Para que esse serviço seja oferecido com excelência, o Sincofarma incentiva os farmacêuticos a se capacitarem por meio do Programa de Habilitação em Vacinação para Farmacêuticos, com chancela do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ). O curso atende às exigências legais da Anvisa e do Conselho Federal de Farmácia, capacitando o profissional para atuar com segurança em um dos serviços de maior impacto na saúde pública.

Veja o que dizem farmacêuticos habilitados pelo Sincofarma e ICTQ:

“Depois que me habilitei, percebi uma transformação no papel que exerço dentro da farmácia. Vacinar passou a fazer parte da minha rotina, e vejo o quanto isso aproxima os pacientes de nós, farmacêuticos.”
– Camila Ferreira, farmacêutica em Campinas (SP)

“O curso foi completo, tanto na parte técnica quanto na prática. Hoje aplico vacinas na farmácia e contribuo ativamente para a saúde da minha comunidade. É gratificante ver o reconhecimento dos pacientes.”
– Rodrigo Macedo, farmacêutico em São José dos Campos (SP)

“Durante a pandemia, ficou evidente o quanto a farmácia pode ser um ponto de apoio à saúde pública. Com a habilitação em vacinação, ganhamos voz e ampliamos nosso papel no cuidado direto à população.”
– Aline Souza, farmacêutica e proprietária de drogaria em Sorocaba (SP)

 

QUER AMPLIAR SEUS SERVIÇOS E CONTRIBUIR COM A SAÚDE COLETIVA? CONHEÇA O PROGRAMA DE HABILITAÇÃO EM VACINAÇÃO PARA FARMACÊUTICOS COM CHANCELA DO ICTQ.

O curso de Vacinação tem a chancela do ICTQ, e capacita o farmacêutico para planejar, implantar e executar procedimentos de vacinação em farmácias, conforme a Resolução n.º 654/2018 do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Atende às 40h de curso:  divididas em 20 horas presenciais (2 dias) e 20 horas  (EaD), com o conteúdo EaD.

Próxima Turma dias 27 e 28 de Junho, com o renomado professor Dr. Klauber Penaforne
clique aqui

 

VACINAR É PROTEGER

A vacina contra a gripe protege contra as formas graves da doença e precisa ser atualizada todos os anos, pois o vírus Influenza sofre mutações frequentes. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a imunização tem duração aproximada de um ano e é essencial para evitar complicações, hospitalizações e óbitos, especialmente entre os mais vulneráveis.

A população pode tirar dúvidas sobre a campanha no portal oficial “Vacina 100 Dúvidas” (www.vacina100duvidas.sp.gov.br), uma ferramenta do Governo de São Paulo para combater a desinformação e incentivar a vacinação.

O Sincofarma-SP reforça seu compromisso com a valorização do farmacêutico e a promoção da saúde da população. Imunizar é um ato de cuidado — e a farmácia é parte essencial dessa rede.

Fonte: Ministerio da Saude
Foto: Reprodução