Decreto deve ser assinado na manhã desta segunda, escreveu presidente dos EUA em rede social
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite deste domingo, 11, que editará uma ordem executiva para cortar os preços de medicamentos e produtos farmacêuticos em até 80%. A medida, segundo ele, é uma das “mais significativas da história do país”.
“Os preços de medicamentos prescritos e produtos farmacêuticos serão REDUZIDOS, quase imediatamente, de 30% a 80%. Eles aumentarão em todo o mundo para equalizar e, pela primeira vez em muitos anos, vamos trazer justiça à América”, afirmou o republicano em postagem na rede social Truth Social.
Sem dar mais detalhes, Trump disse que o governo americano vai instituir uma “política do país mais favorecido”. Segundo ele, isso significa que os EUA pagarão por cada medicamento o mesmo preço que o país que atualmente paga o menor valor no mundo.

Em política comercial, a nação mais favorecida costuma se assegurar de vantagens – como uma tarifa de importação diferenciada, normalmente mais baixa – para determinado ou determinados países [neste caso, os que assegurarem preço menor, destacou Trump] em detrimento de outros.
Leia também: Trump anuncia tarifa e preocupa indústria farmacêutica internacional
“Justiça para América, eu instituirei uma política de nação mais favorecida pela qual os Estados Unidos pagarão os mesmos preços pagos pelos país com o menor preço no mundo. Finalmente, nosso país será tratado de forma mais justa, e os custos de saúde de nossos cidadãos serão reduzidos em números nunca imaginados ou vistos antes. E, adicionalmente, os Estados Unidos pouparão trilhões de dólares.”
Segundo Trump, a ordem executiva será assinada oficialmente na Casa Branca nesta segunda-feira, 12, às 10h (de Brasília).
Fonte: Estadão
Foto: Reprodução