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Investimento em publicidade das farmacêuticas cresce 13%

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Canal tornou-se o quarto setor que mais gasta em compra de mídia

 

O volume de investimento em publicidade das farmacêuticas cresceu 13% no último ano, saltando de R$ 4,51 bilhões para R$ 5,1 bilhões. O aumento foi suficiente para elevar o patamar do setor no ranking da Kantar, que elencou os maiores anunciantes do país. As informações são do portal Meio & Mensagem.

Os aportes do segmento em mídia superaram as verbas investidas por mercados como o de higiene pessoal e beleza, consolidando o setor como o quarto maior anunciante, atrás apenas do comércio, segmento financeiro/securitário e serviços ao consumidor. O principal destaque foi a EMS, responsável por quase 30% dos investimentos do canal farma.

A farmacêutica brasileira aumentou em 91% os recursos publicitários e saltou da oitava posição para a liderança do ranking geral de empresas. O top 20 ainda conta com outros seis representantes do setor. A rede de farmácias Ultrafarma ganhou duas posições e alcançou o oitavo lugar, enquanto a farmacêutica Genomma Labs figurou na terceira posição.

 

 

Unilever ficou com a medalha de prata. A Reckitt ampliou seus aportes em 26%. Já a P&G apresentou um recuo de 30% e a Colgate-Palmolive aparece em 19° lugar após ganhar seis posições.

 

Investimento em publicidade das farmacêuticas deve seguir em alta

Uma estimativa divulgada pela PharmaBoardroom prevê que os gastos do setor com comunicação na América Latina devem crescer 22% até 2027, superando a média global para o período de 7%.

O movimento é impulsionado pelos bons resultados das companhias, que registraram um faturamento de R$ 142,4 bilhões em 2023, crescimento de 8,53% na comparação com o ano anterior. Os dados compõem a sétima edição do Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico, publicado em outubro do ano passado. O documento foi desenvolvido pela Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED).

 

Aportes das companhias em materiais comerciais durante 2024 (em bilhões de reais/Variação x 2025)

 

Empresa Variação
EMS 1,43 (+91%)
Unilever 1,36 (-17%)
Genomma 1,21 (-12%)
Amazon 0,99 (-5%)
Mercado Livre 0,94 (+9%)
Via Capitalização 0,93 (+65%)
Ambev 0,84 (+48%)
Ultrafarma 0,82 (+11%)
Sky 0,81 (-8%)
Claro 0,78 (0%)
Reckitt 0,77 (+26%)
Telefônica 0,69 (+6%)
Banco do Brasil 0,68 (+16%)
P&G 0,66 (-30%)
Heineken 0,63 (+12%)
Itaú 0,63 (+11%)
Magazine Luiza 0,62 (+6%)
Bradesco 0,58 (-28%)
Colgate-Palmolive 0,54 (+36%)
Samsung 0,53 (-14%)

 

 

Fonte: Panorama Farmacêutico
Foto: Reprodução