Sincofarma SP

CFF aprova curso gratuito de habilitação profissional em Ozonioterapia para os farmacêuticos

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Formação inédita será oferecida a partir do próximo semestre com aulas teóricas e práticas, garantindo autonomia clínica aos profissionais da farmácia.

 

Durante a Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que começou ontem e termina amanhã, em Brasília, o Plenário do conselho aprovou por unanimidade o aguardado Curso de Habilitação em Ozonioterapia. O curso, que deverá ser ofertado gratuitamente pelo CFF a partir do próximo semestre, reforça o compromisso do conselho com o desenvolvimento profissional e a autonomia clínica dos farmacêuticos brasileiros.

 

A prática da Ozonioterapia pelo farmacêutico é assegurada por meio da Lei nº 14.648, de 4 de agosto de 2023. E partiu do presidente do CFF, Walter Jorge João, a proposta de realização do novo curso. O presidente lembrou que as profissões da Saúde vêm se diversificando e que a Ozonioterapia desponta como uma das frentes mais promissoras, oferecendo autonomia profissional, uma vez que a prática pode ser ofertada em consultório ou clínica próprios. “Oferecer essa capacitação em nível nacional é um marco na valorização do farmacêutico como agente ativo na inovação terapêutica”, afirmou.

 

 

O curso foi apresentado pela farmacêutica maranhense Wanderly Barbosa, do Grupo de Trabalho do CFF sobre Ozonioterapia. Ela e as demais integrantes do GT, Cássia Corrêa e Regiane Maria, foram responsáveis pela elaboração do projeto pedagógico do curso, que terá formato híbrido. Serão 120 horas divididas em um módulo teórico, on-line, por meio da plataforma edufarma.cff.org.br, e 48 horas de atividades práticas ministradas no polo de origem dos participantes. “Queremos que cada participante saia com confiança para gerar e administrar o ozônio medicinal com segurança, interpretar protocolos clínicos e conduzir a anamnese, consolidando o farmacêutico como protagonista do cuidado”, explicou Wanderly Barbosa.

 

A apresentação do projeto pedagógico do curso foi precedida de uma série de casos clínicos que demonstraram os excelentes resultados da Ozonioterapia como coadjuvante no tratamento de vários problemas de saúde. A técnica é muito efetiva para feridas e outros problemas de pele. Durante a formação ofertada pelo CFF, os participantes aprenderão as práticas de preparo de água e óleo ozonizados, aplicações tópicas e sistêmicas, além do manejo de equipamentos e gestão de resíduos, sempre sob a supervisão de especialistas com vasta experiência.

 

Importante destacar que se trata de um curso de habilitação, ou seja, o egresso estará apto a atuar na área. Para a obtenção da certificação, será exigida frequência mínima de 80 % da carga horária total do curso e nota igual ou superior a 7,0 nas avaliações teóricas e práticas. O novo Curso de Habilitação em Ozonioterapia promete se tornar um divisor de águas na trajetória de quem busca mais autonomia, reconhecimento e impacto real na saúde da população.

 

Fonte: CFF
Foto: Reprodução