Sincofarma SP

Dipirona ‘made in MS’: primeira indústria farmacêutica do Estado terá remédios em 2026

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Grupo boliviano vai se instalar em Terenos e, atualmente, produz mais de 75 medicamentos.

 

Terenos está prestes a ganhar a primeira indústria farmacêutica de Mato Grosso do Sul. A IFA Ltda., de origem boliviana, confirmou que a unidade deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2026, com investimento de R$ 45 milhões. A expectativa é que, na primeira fase, sejam criados 120 empregos diretos no município.

 

A informação foi divulgada durante uma reunião do CRF-MS (Conselho Regional de Farmácia de MS), em Campo Grande, na semana passada. Participaram do encontro representantes do governo estadual, da prefeitura de Terenos e da própria empresa.

 

A indústria vai produzir medicamentos em cápsulas, como óleo de chia, ibuprofeno, dipirona e anti-inflamatórios, tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação. A escolha por Terenos foi impulsionada pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia), que negociou a instalação da fábrica no Estado.

 

 

Fábrica da Bolívia

No ano passado, o governador Eduardo Riedel e o secretário Jaime Verruck conheceram a matriz da empresa na Bolívia. Riedel destacou a estrutura da companhia, que emprega mais de 1,2 mil pessoas no país vizinho. “É uma empresa sólida, com produção diversificada, e sua chegada é um avanço para nosso estado”, afirmou.

 

Verruck reforçou que a IFA é um empreendimento pioneiro em MS e deve diversificar a indústria local. “Além dos empregos, essa fábrica fortalece nossa capacidade de produção de medicamentos”, disse.

 

Qualificação

O encontro no CRF-MS também discutiu a preparação de mão de obra para a nova indústria. Eli Sandra, coordenadora da Semadesc, explicou que o objetivo é alinhar as necessidades da empresa com cursos e treinamentos para profissionais da área. “Vamos trabalhar junto à prefeitura e à indústria para qualificar os trabalhadores”, afirmou.

 

A presidente do CRF-MS, Daniely Proença, celebrou a parceria. “A chegada da IFA é um marco para os farmacêuticos de MS, abrindo novas oportunidades no setor industrial”, destacou.

 

A expectativa é que, além dos empregos diretos, a fábrica estimule parcerias com universidades e projetos de pesquisa na área farmacêutica.

 

Sobre a IFA

IFA Ltda. faz parte do grupo boliviano Laboratórios IFA S.A., que tem mais de cinco anos de atuação e produz cerca de 75 tipos de medicamentos, incluindo antibióticos, analgésicos e suplementos.

 

Fonte: Midiamax
Foto: Reprodução