Suspeitas de problemas causados por medicamentos devem ser notificadas pelos cidadãos e profissionais de saúde por meio do sistema Vigimed.
A Anvisa alerta sobre a importância da notificação de suspeitas de eventos adversos de medicamentos, inclusive dos produtos manipulados e agonistas GLP-1, por meio do sistema VigiMed, a plataforma oficial para esse fim. A Agência ressalta que não reconhece outras bases privadas de notificação como válidas para fins de farmacovigilância.
O VigiMed é a única base que permite a reunião dos dados globais de reações adversas permitindo a geração de informações concretas para a tomada de decisões em vigilância sanitária.
Agonistas GLP-1
Medicamentos agonistas GLP-1, como semaglutida, liraglutida, lixisenatida, tirzepatida e dulaglutida, têm sido amplamente utilizados no tratamento de diabetes e obesidade, mas apresentam riscos e efeitos colaterais comuns como náuseas, diarreia e prisão de ventre, podendo levar a complicações mais graves como pancreatite, problemas renais e biliares.
Dessa forma, é fundamental que esses medicamentos sejam prescritos por um profissional de saúde habilitado, para garantir a segurança e monitorar os eventos adversos, especialmente em pacientes com condições gastrointestinais preexistentes.
Importância da notificação
A Anvisa reforça que qualquer suspeita de evento adverso deve ser notificada, independentemente da confirmação de que o medicamento foi a causa do evento. As notificações podem ser realizadas tanto por profissionais de saúde quanto por cidadãos, e devem ser registradas exclusivamente no sistema VigiMed, disponível no portal da Agência.
As análises das notificações geram evidências sobre a segurança dos medicamentos e podem subsidiar a tomada de decisões regulatórias.
Destaca-se que é importante incluir, no relato de caso, a informação de que se trata de um medicamento manipulado e demais dados disponíveis.
Contribua com a segurança dos medicamentos
Ao notificar um evento adverso, você contribui para que a Anvisa conheça melhor o perfil de segurança dos medicamentos disponíveis no país. Quanto maior o número de notificações, melhor será a capacidade da Agência de identificar possíveis sinais de segurança e realizar ações voltadas para a emissão de alertas, além de outras medidas para garantir a segurança sanitária dos medicamentos disponíveis.
Notifique no VigiMed. Você não precisa ter certeza se o medicamento causou o evento adverso, a simples suspeita já é suficiente para realizar a notificação.