Sincofarma SP

CFF firma cooperação com Ministério da Saúde para fiscalização do Farmácia Popular

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

O ato, que teve a presença do ministro Alexandre Padilha e do diretor do DAF, Marco Aurélio Pereira, marcou também o retorno do CFF ao Comitê Estratégico de acompanhamento do Programa Farmácia Popular.

 

Nesta quarta-feira, 24 de setembro, o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, compareceu ao Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos para assinar termo de cooperação com o Ministério da Saúde para a fiscalização do Programa Farmácia Popular.

 

O ato, que teve a presença do ministro Alexandre Padilha e do diretor do DAF, Marco Aurélio Pereira, marcou também o retorno do CFF ao Comitê Estratégico de acompanhamento do Programa Farmácia Popular. O caráter da solenidade foi especialmente simbólico, em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, 25 de setembro.

 

Durante a cerimônia, o ministro Alexandre Padilha ressaltou o papel estratégico dos farmacêuticos na consolidação da política de assistência farmacêutica no Brasil e na formação acadêmica das novas gerações de profissionais.

 

Ele lembrou que a categoria tem responsabilidade direta na especificação técnica e na gestão de compras complexas de medicamentos, movimentando recursos milionários e assegurando que os insumos cheguem com qualidade à população.

 

Padilha destacou ainda o impacto do Programa Farmácia Popular, que hoje beneficia cerca de 26 milhões de brasileiros por ano em mais de 30 mil farmácias conveniadas. “A parceria com o CFF será fundamental para garantir a fiscalização qualificada e a boa aplicação dos recursos públicos”, disse o ministro.

 

 

Fernanda De Negri assinou o termo juntamente com o presidente do CFF. Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, ela enfatizou a importância do acordo, lembrando que o DAF é “a casa dos farmacêuticos no Ministério da Saúde”.

 

Fernanda De Negri parabenizou a categoria pelo Dia Internacional do Farmacêutico. Para ela, a cooperação com o CFF reforça que o Farmácia Popular é um programa de toda a sociedade brasileira, que depende do trabalho coletivo para garantir o acesso da população aos medicamentos.

 

O presidente do CFF agradeceu a confiança do Ministério da Saúde e aproveitou para saudar os profissionais do DAF pela data comemorativa. Walter Jorge João reconheceu os desafios enfrentados pela profissão, mas destacou a importância de enfrentá-los com estratégia e sabedoria.

 

“Temos percalços, temos enfrentado desafios, mas seguimos com cautela e firmeza para superá-los. Este é um momento importante para a profissão, e não poderíamos deixar de estar ao lado do ministro Alexandre Padilha, firmando esta parceria em nome de todos os farmacêuticos do Brasil”, declarou.

 

Ao final da solenidade, o presidente entregou ao ministro uma cópia da Portaria GM/MS nº 4.379/2024, que estabelece as Diretrizes Nacionais do Cuidado Farmacêutico no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

 

Walter Jorge João destacou ao ministro que os farmacêuticos têm muito a contribuir com a assistência à saúde aos usuários do SUS e reivindicou um olhar mais atento a esses profissionais e para essa contribuição que eles estão aptos a dar à saúde pública.

 

Fonte: CFF
Foto: Reprodução