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L’Oréal adquire Creed e as licenças para as marcas icônicas da Kering

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A Kering está vendendo seus negócios de beleza para a L’Oréal por EUR 4 bilhões, anunciaram os dois grupos no domingo, 19 de outubro, confirmando uma informação publicada no sábado pelo Wall Street Journal.

 

Com este acordo, o grupo francês de luxo abandona sua estratégia de diversificação para perfumes e cosméticos.

 

Apenas um mês após assumir o comando, Luca de Meo está impulsionando uma mudança decisiva de direção na Kering. O executivo, encarregado de reerguer o grupo de luxo, optou por vender sua divisão de beleza para a L’Oréal por EUR 4 bilhões, o que deve permitir a redução de sua dívida. A transação deve ser concluída no primeiro semestre de 2026.

 

Creed, Balenciaga, Bottega Veneta e Gucci

O acordo divulgado ontem envolve a aquisição pela L’Oréal da casa de perfumes de luxo Creed, que passou para as mãos da Kering em 2023, bem como contratos de licenciamento de beleza e fragrâncias com duração de 50 anos. A L’Oréal, que já detinha a licença da Yves Saint Laurent desde 2008, poderá, assim, comercializar cosméticos e fragrâncias sob as marcas Balenciaga ou Bottega Veneta. Mais importante ainda, a L’Oréal está adquirindo a licença da Gucci, atualmente detida pela Coty, cujo contrato expira em 2028.

 

Um comitê estratégico será estabelecido para garantir a coordenação entre as marcas Kering e L’Oréal e monitorar o progresso da nossa parceria“, declararam os dois grupos em um comunicado.

 

A adição dessas marcas extraordinárias complementa perfeitamente nosso portfólio existente e expande significativamente nossa presença em novos e dinâmicos segmentos de beleza de luxo. Com a Creed, nos estabeleceremos como um player líder no crescente nicho de mercado de fragrâncias. Gucci, Bottega Veneta e Balenciaga são marcas de alta-costura excepcionais com enorme potencial de crescimento“, disse Nicolas Hieronimus, CEO do Grupo L’Oréal.

 

 

Além da beleza, o acordo também prevê a criação de uma joint venture 50/50 para “explorar oportunidades estratégicas na interseção entre luxo, bem-estar e longevidade“.

 

A maior aquisição da L’Oréal até o momento

A compra da Kering Beauté representa, até agora, a maior transação da história da L’Oréal, superando a aquisição da marca australiana Aesop por US$ 2,5 bilhões em 2023.

 

A principal motivação da gigante francesa é claramente a integração da Creed à sua linha de fragrâncias de ultra-luxo, um mercado em rápido crescimento em todo o mundo.

 

Quanto à Gucci, apesar das dificuldades atuais, a marca tem sólidas perspectivas de crescimento no setor de beleza. A aquisição da licença pela L’Oréal é um duro golpe para sua rival Coty.

 

Em julho, a L’Oréal reportou um aumento de 1,6% nas vendas semestrais, para EUR 22,47 bilhões. As vendas semestrais de sua divisão de luxo aumentaram 1%, para mais de EUR 7,65 bilhões.

 

Fonte: Brazil Beauty News
Foto: Reprodução