Eficácia ainda levanta dúvidas entre pequenos e médios gestores, mas um bom plano de negócios pode garantir rentabilidade do programa.
Embora seja um dos maiores impulsionadores do fluxo de clientes no varejo farmacêutico nacional, o Farmácia Popular ainda levanta dúvidas entre os pequenos e médios gestores do setor.
Mas para Guilherme Mesquita, CEO da Regulariza Farma e um dos integrantes da seção Os Especialistas, do Panorama Farmacêutico, a adesão ao programa pode representar uma ferramenta estratégica para fidelizar clientes e aumentar as vendas. “E a obtenção da lucratividade impõe ajustes na gestão, capacitação permanente da equipe e atenção redobrada à conformidade com as regras”, alerta.
Os três pilares para lucrar com o Farmácia Popular
Segundo Mesquita, analisar a lucratividade do Farmácia Popular apenas pela margem do repasse do Ministério da Saúde é um erro. “De fato, o valor é fixo e controlado, o que limita ganhos diretos por produto”, analisa. Porém, ele indica que existem três pilares vitais para determinar as margens que o varejo farmacêutico pode obter.
- Aumento de fluxo: a iniciativa atrai novos clientes, especialmente aqueles que fazem uso de medicamentos de uso contínuo, que passam a comprar outros itens da farmácia
- Fidelização: o paciente retorna todos os meses, criando previsibilidade de caixa e recorrência de vendas
- Cross-sell e tíquete médio: cada dispensação é uma oportunidade de oferecer produtos complementares, como vitaminas, aparelhos de pressão, produtos de higiene e dermocosméticos, gerando assim um aumento na cesta do cliente
“Quando bem conduzido, o Farmácia Popular transforma-se em um hub de relacionamento com o cliente, e não apenas em um ponto de venda de medicamentos subsidiados”, afirma.
Gestão inteligente é diferencial
Mesquita dá ainda uma dica extra para os empreendedores do varejo farmacêutico. A gestão inteligente do programa é o verdadeiro diferencial. “Farmácias que utilizam tecnologia para monitorar documentos, corrigir erros de forma preventiva e capacitar o time conseguem transformar a iniciativa em um braço estratégico de crescimento”, completa.
Portal lançou mentoria com foco no programa
Em outubro, o Panorama Farmacêutico estreou uma agenda gratuita de mentorias para farmácias com foco no Farmácia Popular. A iniciativa é a mais nova da seção Os Especialistas, lançada no portal em maio.
O espaço tem como objetivo estimular as conexões entre gestores de PDVs e consultores atuantes nas mais diversas áreas. Os temas abordam tendências e dores do varejo farmacêutico, como assistência farmacêutica, automação, gerenciamento de categorias, gestão, transformação digital e, agora, Farmácia Popular.