Sincofarma SP

Dia Mundial da Diabetes: São Paulo recebe ação gratuita de testagem de glicemia para a população

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

A 28ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação acontecerá hoje, dia 14 de novembro, das 9h às 16h, na Avenida Paulista, no vão do prédio da Fiesp.

 

Uma pesquisa realizada recentemente pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE), com cerca de 18 mil pacientes com diagnóstico de Diabetes Mellitus do tipo 2 (DM2), mostrou que 60% eram do sexo feminino, enquanto 40% pertenciam ao sexo masculino. O levantamento foi realizado entre os anos de 2024 e 2025. Já dados do primeiro semestre deste ano, divulgados pelo Ministério da saúde, mostram que há, aproximadamente, 600 mil pessoas portadoras de Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) segundo estudo feito com homens e mulheres.

 

O controle da doença pode ser feito, entre outras práticas, com a testagem glicêmica, pois ajuda a evitar flutuações extremas das taxas na corrente sanguínea, levando à hipoglicemia e cetoacidose (complicação grave do diabetes caracterizada pelo acúmulo de ácidos chamados cetonas no sangue, causado pela falta de insulina) nos pacientes com DM1, e a prevenir complicações de longo prazo e melhorar a saúde metabólica geral em portadores da DM2.

 

Para reforçar a conscientização para a população a respeito dos cuidados e a importância da prevenção contra complicações da doença, a capital paulista recebe no próximo dia 14 de novembro, quando se celebra o Dia Mundial da Diabetes, uma ação gratuita de testagem de glicemia, que acontecerá das 9h às 16h, na Avenida Paulista, no vão do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A 28ª edição da Campanha Nacional Gratuita em Diabetes de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação, é organizada pela Associação Nacional em Atenção ao Diabetes (Anad) com o apoio da MedLevensohn, uma das principais empresas brasileiras de saúde e bem-estar. A estimativa é que a testagem alcance até mil pessoas.

 

Os exames gratuitos serão realizados por profissionais de saúde qualificados, com o suporte do MedMóvel – unidade móvel de saúde equipada para a realização dos exames, aferição de pressão arterial e diversos outros testes rápidos da MedLevensohn, como tiras de glicemia e aparelhos On Call Plus II, que detectam com precisão os níveis alterados de glicose presentes na corrente sanguínea, com resultados em cinco segundos. Após a testagem, todas as pessoas que obtiverem resultados suspeitos serão orientadas pelos profissionais da Anad.

 

Para o diretor Comercial e de Marketing da MedLevensohn, Fernando Marinheiro, a participação da companhia reforça o compromisso em promover a conscientização, a prevenção e o cuidado com a saúde. “O diabetes é uma condição silenciosa que, muitas vezes, não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Por isso, iniciativas como esta são fundamentais para estimular o diagnóstico precoce, permitindo que as pessoas tenham acesso imediato a uma informação essencial sobre a sua saúde e possam procurar acompanhamento médico quando necessário. Para esta edição, vamos oferecer mil testes gratuitos”, diz o executivo.

 

Marinheiro ainda destaca a importância de eventos com este, promovido pela ANAD. “Estar presente em um espaço tão simbólico como a Avenida Paulista, em uma data que chama a atenção do mundo inteiro para a importância do tema, amplia ainda mais o alcance da ação. Nosso objetivo é não apenas realizar os testes, mas também levar informação de qualidade, incentivar hábitos de vida saudáveis e apoiar políticas públicas que favoreçam o bem-estar da população. Para nós, é motivo de orgulho contribuir ativamente com a sociedade em uma causa que impacta milhões de brasileiros e que exige atenção contínua, educação em saúde e acesso a cuidados adequado…

 

Fonte: MedLevensohn
Foto: Reprodução