Para o Goldman Sachs, a aquisição da Medley representaria uma oportunidade estratégica para a Hypera, que tem utilizado fusões e aquisições como principal vetor de crescimento em um mercado já bastante consolidado
A multinacional francesa Sanofi recebe nesta quarta-feira (10) as propostas não vinculantes pela Medley, com o negócio sendo avaliado entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões, segundo o Valor Econômico.
A venda atraiu um amplo grupo de compradores nacionais e internacionais, incluindo a farmacêutica brasileira Hypera (HYPE3). O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da Medley seria de aproximadamente R$ 200 milhões nos últimos 12 meses. A expectativa é que a fase de ofertas vinculantes ocorra em breve, com fechamento previsto para meados de 2026, sujeito a aprovações regulatórias.
Para o Goldman Sachs, a aquisição da Medley representaria uma oportunidade estratégica para a Hypera, que tem utilizado fusões e aquisições como principal vetor de crescimento em um mercado já bastante consolidado. A instituição destaca o histórico positivo da empresa na integração de portfólios, como os das marcas Buscopan e da Takeda no Brasil. Contudo, o banco alerta que a forte concorrência — com mais de 20 potenciais interessados — pode limitar os ganhos financeiros do negócio.
A análise também ressalta que a pressão competitiva no segmento de genéricos tem impactado a rentabilidade da Hypera, que precisou aumentar os descontos promocionais para até 10% da receita bruta, contra 6% em 2023.
Além disso, a operação pode elevar a alavancagem financeira da empresa, com a relação dívida líquida/Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) projetada para subir de 2,4x para até 2,8x, considerando o valor da transação e o Ebitda atual da Medley.
O Goldman Sachs tem recomendação neutra e um preço-alvo de R$ 25 para as ações da Hypera (HYPE3) em 12 meses. Entre os riscos para a alta estão um crescimento de receita mais acelerado e um ambiente competitivo mais racional, que poderia reduzir descontos e promoções. Por outro lado, desaceleração nas vendas, aumento da concorrência e maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento podem pressionar os resultados.
Fonte: Infomoney
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